A noite da última sexta-feira certamente ficará marcada na vida de Dedé. O zagueiro do Cruzeiro, após quase cinco anos, voltou a entrar em campo pela Seleção Brasileira, na vitória por 2 a 0 diante dos Estados Unidos, no Metlife Stadium, em Nova Jersey.
Após a partida, Dedé utilizou o Instagram para falar o que sentiu ao voltar a atuar com a camisa da Seleção Brasileira. O zagueiro revelou que chorou de emoção. “Falar que chorei por esse momento acho que todos já esperam. Que dia especial, que momento na minha vida, que orgulho de vestir esta camisa, tudo muito lindo, Obrigado meu Deus por tudo”.
O choro de emoção tem um motivo: Dedé sofreu lesões nos dois joelhos e teve a sequência bastante prejudicada entre outubro de 2014 e dezembro de 2017, com apenas 12 partidas disputadas nesse período. Nesta temporada ele já entrou em campo em 33 oportunidades, marcando dois gols.
Dedé entrou em campo aos 35min do segundo tempo, na vaga de Thiago Silva, e formou dupla com Marquinhos, mantido até o fim. O cruzeirense não teve muito tempo para mostrar futebol, até porque o time norte-americano pouco ameaçou o gol de Alisson. Além disso, a vitória brasileira estava praticamente definida quando o defensor foi escalado.
O técnico Tite aproveitou a oportunidade, com a boa vantagem no placar, para observar jogadores na etapa final. Além de Dedé, o ex-americano Richarlison, que está no Everton, da Inglaterra, substituiu Roberto Firmino, autor do primeiro gol da Seleção; Lucas Paquetá ocupou a vaga de Philippe Coutinho, enquanto que Willian entrou no lugar de Douglas Costa. Outra mudança do treinador foi a troca de Neymar, que converteu o pênalti que definiu o triunfo, por Everton, do Grêmio.
A expectativa é que Dedé tenha nova oportunidade no segundo amistoso do Brasil nos EUA. A Seleção enfrenta El Salvador na próxima terça-feira, às 21h30, em Washington, e Tite poderá dar mais tempo ao zagueiro e aos demais reservas para mostrar serviço.
Foi a décima partida de Dedé pela Seleção Brasileira. O último havia sido em 15 de outubro de 2013, contra Zâmbia, em amistoso na China. Nessa partida, o defensor marcou o segundo gol do Brasil na vitória por 2 a 0. Em 2014, ficou de fora da lista de Luiz Felipe Scolari e, depois, passou por várias lesões.