Além do calendário de setembro repleto de compromissos pelo Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores, o Cruzeiro precisará lidar com as ausências do zagueiro Dedé e do meia Arrascaeta, convocados para seleções de Brasil e Uruguai. A primeira partida sem a dupla está marcada para esta quarta-feira, às 19h30, no Engenhão. Além do retorno técnico, os dois jogadores representam duas lideranças do elenco, conforme relatou Thiago Neves. O camisa 30 destacou ainda que o time perderá muito sem a presença dos selecionáveis.
“O Dedé a gente não precisa falar da tranquilidade que temos com o Dedé ali na zaga. Bola aérea, ele estava confiante no mano a mano. Vai fazer muita falta pelo jogador que é, pelo líder que é. Ele é um dos jogadores que fala bastante no vestiário, é importante para todos os jogos. O Arrascaeta é nosso desafogo, é o jogador que dribla, que consegue faltas, segura bem o jogo. Bastante jogadas pelos lados, a gente vai sentir falta dos dois. Quando está fora o Arrascaeta, eu, particularmente, sinto muita falta dele. Acho que para a galera de trás vai sentir falta do Dedé. Mas os jogadores do mesmo nível nós temos e é torcer para entrar da mesma forma e nos ajude da mesma forma”, destacou.
Dedé foi convocado por Tite para os amistosos da Seleção Brasileira contra Estados Unidos, em 7 de setembro, às 20h05, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, e contra El Salvador, no dia 11 de setembro, às 20h30, no Estádio FedEx, em Maryland. Além do duelo contra o Botafogo e contra o Sport (8/09), pela Série A, o zagueiro deverá perder o compromisso decisivo contra o Palmeiras, na próxima quarta-feira, dia 12, pelas semifinais da Copa do Brasil. O Cruzeiro ainda tenta um esquema elaborado de logística para ter seu principal defensor neste jogo.
Arrascaeta, por sua vez, foi convocado para o amistoso da Seleção Uruguaia contra o México, em 7 de setembro, também nos Estados Unidos. Como esse será o único compromisso da Celeste, o camisa 10 do Cruzeiro só perderá as partidas contra Botafogo e Sport. Ele estará de volta para o duelo contra o Palmeiras. Contudo, o jogador deixou o duelo contra o Internacional sentindo dores e passará por uma avaliação médica. A informação foi divulgada pela Rádio Itatiaia.
Para os próximos dois jogos do Cruzeiro, Mano Menezes deverá escalar Murilo na vaga de Dedé e Rafinha para a posição de Arrascaeta. Para o setor defensivo, a outra opção é Manoel. Já para o ataque, o treinador também tem à disposição David e Rafael Sobis, que voltou aos trabalhos com bola nessa segunda-feira.