Superesportes

CRUZEIRO

Em meio a boas campanhas no mata-mata, Cruzeiro busca recuperação no Brasileiro

Sem vencer há seis rodadas, time celeste quer quebrar jejum neste sábado

Matheus Muratori Rafael Arruda
Cruzeiro encerrou preparação para jogo contra o Fluminense na tarde desta sexta, na Toca II - Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.

As boas campanhas do Cruzeiro em mata-matas ajudam o torcedor a não se incomodar tanto com a posição intermediária do Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, o time celeste é semifinalista e enfrentará o Palmeiras nos dias 12 e 26 de setembro. Na Libertadores, pegará o Flamengo na quarta-feira, às 21h45, no Mineirão, pela partida de volta das oitavas de final. Como venceu na ida por 2 a 0, no Mineirão, avançará às quartas de final mesmo se perder por um gol de diferença. Já na Série A, a Raposa não vence há seis rodadas (três empates e três derrotas) e está na sétima posição, com 27 pontos. Neste sábado, às 21h, a missão dos comandados de Mano Menezes é bater o Fluminense, no Gigante da Pampulha, pela 21ª rodada.

Depois da classificação às semifinais da Copa do Brasil, com vitória nos pênaltis sobre o Santos por 3 a 0, em BH, Mano Menezes havia estabelecido a meta de conquistar ao menos sete dos nove pontos disputados no Brasileiro, contra Bahia, Grêmio e Fluminense. Como a Raposa empatou por 1 a 1 com baianos e gaúchos, o objetivo inicial não poderá ser alcançado. Ainda assim, Mano espera que a equipe supere o Flu e comece uma sequência de vitórias na elite nacional.

“Nosso objetivo era fazer no mínimo sete pontos nesses três jogos.
Acredito que o empate na nossa casa diante do Bahia dificultou isso um pouco. Agora ficou impossível por causa do empate com o Grêmio. Mas podemos fazer cinco. Então tentaremos fazer cinco e, lá na frente, tentar recuperar contra outros adversários. Nossa posição é intermediária, de meio de tabela. Já perdemos boas oportunidades, e o pessoal de trás encostou um pouco. Vamos nos aligeirar. É momento de ficar esperto, alerta. Temos que fazer parte da turma da frente e escrever trajetória diferente dos últimos jogos pós-Copa”.

Quando ganhou pela última vez no Brasileiro, em 22 de julho – 2 a 1 sobre o Atlético-PR, no Mineirão –, o Cruzeiro subiu para o quarto lugar, com 24 pontos. À época, a distância para o líder, Flamengo, era de apenas seis pontos. As derrotas consecutivas para Corinthians (2 a 0, no Itaquerão) e São Paulo (2 a 0, no Mineirão) fizeram o time descer ao oitavo posto. Como os adversários diretos também tropeçaram, a Raposa conseguiu subir para a sétima posição na 20ª rodada ao empatar com o Grêmio nessa quarta-feira.
 
Para o jogo contra o Fluminense, Mano Menezes deverá escalar força máxima. “A intenção será essa.
Como temos um dia a mais para recuperar, a gente entendeu que o melhor para se fazer isso é dentro de nossa casa. Queremos voltar a vencer e ganhar um ritmo de competição para quem vai jogar na quarta-feira. Acho que podemos, mais uma vez, transformar em algo positivo. Futebol não existe uma receita que sempre dá certo, mas a gente aprende com essas experiências que vivemos atrás. Elas servem de referência para pensarmos algo neste sábado”.

Como o treino desta sexta-feira, na Toca II, foi fechado à imprensa, a equipe só será divulgada no vestiário do Mineirão. Entretanto, se Mano mantiver a base titular dos últimos duelos, o Cruzeiro enfrentará o Fluminense com Fábio; Lucas Romero, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta; Barcos (Raniel).
.