Superesportes

CRUZEIRO

Com Raniel e Edilson relacionados, Cruzeiro deve ter força máxima contra o Fluminense

Time celeste enfrentará o Tricolor neste sábado, às 21h, no Mineirão

Matheus Muratori Rafael Arruda
Raniel, que mesmo fora do banco de reservas teve o nome gritado pela torcida no jogo contra o Bahia, está de volta à lista de convocados de Mano, após se recuperar de desgaste muscular na coxa direita - Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A PressO atacante Raniel e o lateral-direito Edilson são as principais 'caras novas' na delegação do Cruzeiro para o jogo contra o Fluminense, às 21h de sábado, no Mineirão, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com desgaste muscular na coxa direita, os dois desfalcaram o time nos dois últimos jogos: empates por 1 a 1 com Bahia, em BH, e Grêmio, em Porto Alegre.

O técnico Mano Menezes explicou como será o planejamento para os atletas. Com sete gols em 32 partidas na temporada (22 como titular), Raniel tem chance de começar jogando no lugar de Barcos. Edilson deverá ficar no banco de reservas.

“Estão relacionados Edilson e Raniel. E aí vamos avaliar nas últimas horas as chances de aproveitamento. Edilson com chances um pouco menores, pois o trabalho de transição precisa ser um pouquinho mais extenso. Mas Raniel já está em condições. Vou decidir se iniciarei com ele ou não”.

Outra novidade foi a presença de Rafael Sobis no aquecimento.
Em 2018, o camisa 7 realizou 30 jogos e marcou sete gols. Sua última partida foi em 5 de agosto, no empate por 1 a 1 com o Vitória, no Barradão, pela 17ª rodada do Brasileiro.

O treinamento desta sexta-feira, na Toca II, foi fechado à imprensa. Porém, Mano Menezes adiantou que pretende colocar força máxima em campo. O jogo contra o Fluminense também será encarado como oportunidade de dar aos titulares uma prévia do confronto diante do Flamengo, às 21h45 da próxima quarta-feira, também no Mineirão, pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores.

“A intenção será essa. Como temos um dia a mais para recuperar, a gente entendeu que o melhor para se fazer isso é dentro de nossa casa. Queremos voltar a vencer e ganhar um ritmo de competição para quem vai jogar na quarta-feira. Acho que podemos, mais uma vez, transformar em algo positivo. Futebol não existe uma receita que sempre dá certo, mas a gente aprende com essas experiências que vivemos atrás. Elas servem de referência para pensarmos algo neste sábado”.

Mano não esconde que o grupo pensa no compromisso pela Libertadores, mas garante concentração no Brasileiro. Além disso, foi descartado um possível receio de perder algum titular por contusão neste sábado.

“No futebol não pode se jogar com esse receio. Temos que fazer o que tem que ser feito para entrar no campo e dar o melhor. Se não der o melhor, não consegue vencer. E o fato de não conseguir vencer numa sequência muito grande traz outro tipo de problema para a equipe depois.
Nós planejamos exatamente para ter todos bem. Quando entrar, todos estarão bem. Se algum dia acontecer alguma coisa, que faz parte do futebol, pode acontecer até no treinamento. O importante é tomar as decisões certas, planejar bem, ouvir todo mundo e falar com os jogadores, pois a opinião deles é determinante para as decisões que tomo. Estou muito tranquilo quanto a isso, e o torcedor pode ficar tranquilo no sábado, que o time entrará muito bem”.

Se mantiver a base titular dos últimos duelos, Mano Menezes escalará o Cruzeiro com Fábio; Lucas Romero, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta; Barcos (Raniel). 

O Cruzeiro, que não vence no Brasileiro há seis rodadas (três empates e três derrotas), está na sétima posição, com 27 pontos. Já o Fluminense ocupa a nona posição, com 26. Neste sábado, Mano Menezes completará 169 jogos pela Raposa e se igualará a Marcelo Oliveira, comandante do Tricolor das Laranjeiras, como nono treinador que mais dirigiu o clube na história.
.