O goleiro Fábio mostrou mais uma vez diante do Grêmio que vive grande fase pelo Cruzeiro. Depois de ajudar o time a avançar à semifinal da Copa do Brasil com três defesas na disputa por pênaltis contra o Santos, ele voltou a pegar uma penalidade nesta quarta-feira, na Arena, em Porto Alegre, e evitou a derrota para os gaúchos. Ao pegar a cobrança de Luan, aos 38 da etapa final, ele assegurou o empate por 1 a 1 no Sul, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Embora Luan tenha afirmado que cobrou mal e facilitou a defesa de Fábio, o goleiro cruzeirense tratou de exaltar sua defesa, a 25ª pelo clube em penalidades em 787 jogos.
”Se ele falou que bateu mal, o importante é que Deus me abençoou e consegui ajudar a equipe num momento crucial. Onde a gente poderia sair daqui com um resultado negativo. A equipe jogou e não merecia sair aqui com a derrota. Mas o mais importante é a dedicação de todo mundo. Glória a Deus sempre, ele é que capacita. Independentemente de ele ter batido mal ou não, o importante é eu ter defendido”, disse.
Fábio revelou que não tinha qualquer conhecimento sobre a forma como Luan cobra pênaltis. “Não estudei nada não. Deus é que direciona quando eu acerto. E se eu errar também, a escolha é muito rápida. Os batedores hoje batem em todos os cantos, então a gente tem que esperar o máximo para definir. Graças a Deus eu pude fazer a defesa e ajudar a equipe num momento importante”.
Seleção Brasileira
Seleção Brasileira
A imprensa gaúcha elogiou bastante a atuação de Fábio no Sul e indagou o goleiro sobre sua expectativa de ter uma chance com Tite na Seleção Brasileira, mesmo aos 37 anos. O cruzeirense não ficou em cima do muro e revelou ainda ter esperança de ser lembrado. “Espero que eles possam estar observando sempre, com coerência. Estou novo... Enquanto estiver jogando em alto nível...A gente já viu goleiros serem campeões do mundo, no caso da seleção da Itália, no caso com 40 ou 42 anos se não me engano”. Fábio se referiu a Dino Zoff, campeão com a Seleção Italiana em 1982.
Fábio vê falta de critérios nas convocações de goleiros para a Seleção Brasileira. Para ele, nenhum atleta de sua posição é regular a tanto tempo no futebol nacional. “Muitos veem que você tem merecimento e infelizmente a gente não sabe os critérios que são usados. Isso eu já tenho certeza, que o critério não é o mesmo. Porque seleção é o ápice na carreira do atleta e, ao longo desses anos, são poucos que conseguiram se manter um tempo tão grande jogando em alto nível. E passam quatro anos, passam quatro anos, e estou aí, graças a Deus, podendo jogar, ajudar o Cruzeiro em momentos difíceis, tentando dar a minha contribuição para os meus companheiros”, acrescentou.
Cruzeiro aumenta jejum de vitória
Apesar do feito de Fábio, autor da 25ª defesa em pênaltis, o Cruzeiro amargou sua sexta partida seguida sem vitória no Campeonato Brasileiro. A série tem três empates e três derrotas.
Com a igualdade em Porto Alegre, o Cruzeiro chegou aos 27 pontos e chegou à sétima colocação, com um ponto a mais que o Corinthians, derrotado pelo Fluminense nesta quarta-feira, por 1 a 0, no Maracanã.
O Fluminense, por sinal, é o próximo adversário do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. A partida será no sábado, às 21h, no Mineirão, pela 21ª rodada.
Pênaltis defendidos por Fábio no Cruzeiro:
25ª - Brasileiro 2018 – Cobrança de Luan, do Grêmio
24ª - Copa do Brasil 2018 - Cobrança de Jean Mota, do Santos *
23ª - Copa do Brasil 2018 - Cobrança de Rodrygo, do Santos *
22ª - Copa do Brasil 2018 - Cobrança de Bruno Henrique, do Santos *
21ª - Copa do Brasil 2017 - Cobrança de Diego, do Flamengo *
20ª - Copa do Brasil 2017 - Cobrança de Luan, do Grêmio *
19ª - Copa do Brasil 2016 - Cobrança de Diego Renan, do Vitória
18ª - Libertadores 2015 - Cobrança de Luís Fabiano, do São Paulo *
17ª - Libertadores 2015 - Cobrança de Lucão, do São Paulo *
16ª - Brasileiro 2013 – Cobrança de Fred, do Fluminense
15ª - Brasileiro 2012 – Cobrança de Ronaldinho Gaúcho, do Atlético
14ª - Brasiliero 2012 – Cobrança de Luís Fabiano, do São Paulo
13ª - Mineiro 2012 – Cobrança de Fábio Júnior, do América
12ª – Brasileiro 2011 – Cobrança de Luís Fabiano, do São Paulo
11ª - Libertadores 2011 – Cobrança de Medina, do Deportes Tolima-COL
10ª - Brasileiro 2010 – Cobrança de Bruno César, do Corinthians
9ª - Brasileiro 2010 – Cobrança de Renato Cajá, do Botafogo
8ª - Mineiro 2010 – Fábio defendeu dois pênaltis de Thiago Pereira no mesmo jogo, contra a Caldense
7ª - Mineiro 2010 – Fábio defendeu dois pênaltis de Thiago Pereira no mesmo jogo, contra a Caldense
6ª - Brasileiro 2009 – Cobrança de Ronaldo, do Corinthians
5ª - Brasileiro 2009 – Cobrança de Juan, do Flamengo
4ª - Torneio de Verão 2009 – Cobrança de Sergio Blanco, do Nacional-URU
3ª - Brasileiro 2008 – Cobrança de Nilmar, do Internacional
2ª - Copa do Brasil 2006 – Cobrança de Diego Marangon, do Nacional-AM
1ª - Brasileiro 2005 – Cobrança de Sandro, contra o Paraná
* Com asterisco, as defesas em disputas por pênaltis