Como conseguiu evoluir acima do esperado durante a fisioterapia, Fred iniciará a preparação física antes do esperado pelo Cruzeiro. Quem explicou a evolução do atacante os próximos passos da recuperação foi o diretor médico do clube, Sérgio Campolina. “Ele já cumpriu todos os processos do ponto de vista da fisioterapia, todos os índices, testes, todas as alterações perceptíveis pelos nossos métodos de imagem e complementares de diagnóstico são satisfatórios. Fizemos a nossa reunião e resolvemos adiantar um pouco essa transição para a preparação física. Foi uma grande vitória do nosso departamento”, avaliou o médico.
A nova etapa da recuperação será liderada pelos preparadores físicos do Cruzeiro, mas acompanhada de perto por Campolina, que explicou os próximos passos dos trabalhos de Fred. “Assim como tínhamos os parâmetros dos pontos de vista do cirurgião e do fisioterapeuta, agora vamos acompanhar os parâmetros da preparação física, em trabalhos individualizados, coletivos em grupos pequenos e, em seguida, em grupos livres. Não há um padrão. Assim como nas etapas anteriores, é algo individualizado que iremos acompanhando, torcendo para que ele tenha uma evolução como teve até o momento”, complementou.
Inicialmente, o prazo dado para o retorno de Fred aos gramados foi de seis a oito meses. Assim, ele retornaria aos gramados entre o fim de setembro e o fim de novembro. O prazo está mantido. “O Fred realmente é o que a gente chama de atleta exemplar em todos os sentidos. Ele tem batido todas as metas físicas, metas de peso, de musculatura. Creio que agora não será diferente. É um atleta que se envolve muito no processo de recuperação e isso auxilia bastante”, elogiou Campolina.
Desde a lesão de Fred, Mano Menezes já utilizou três jogadores como titular no comando de ataque do Cruzeiro. Raniel, que acabou se machucando no duelo seguinte ao que marcou a lesão de Fred; Sassá, hoje entregue ao departamento médico para recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo, e o argentino Hernán Barcos, contratado em 10 de julho para suprir as ausências dos lesionados.
.