Quem conduziu a conversa foi o supervisor de árbitro de vídeo da partida, Nilson Monção. Ele falou sobre o sucesso da conversa e comentou a importância da medida para a realização dos jogos.
“Foi fundamental essa palestra pelo fato de ser a estreia do árbitro de vídeo em um campeonato organizado pela CBF. Viemos para responder questionamentos dos jogadores, falar de como eles devem se portar nessa situação e destaco o interesse dos atletas do Cruzeiro na busca das informações. O sistema do VAR prega a mínima interferência com o máximo benefício. Ele pode ajudar em coisas fundamentais, como legitimar o resultado. Hoje, não teremos mais nenhum gol impedido, por exemplo. Teremos um futebol mais justo”, disse o supervisor ao site oficial do Cruzeiro.
O VAR será aplicado pela primeira vez em solo brasileiro na partida entre Santos e Cruzeiro. Às 21h45, Grêmio x Flamengo e Corinthians x Chapecoense, pelas quartas de final da Copa do Brasil, também terão o auxílio desse recurso.
Serão até 16 câmeras por partida na Copa do Brasil. No compromisso desta quarta-feira, o responsável pela tecnologia será o árbitro Bráulio Machado (SC), acompanhado de Helton Nunes (SC) e Marcelo de Lima Henrique (RJ).
Libertadores
Em 2018, as competições da Conmebol também terão o recurso do árbitro de vídeo. A partir das quartas de final da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, o VAR será utilizado.
O Cruzeiro entra em campo pela Libertadores na próxima quarta-feira, às 21h45, diante do Flamengo, pela ida das oitavas de final do torneio, no Maracanã.