Contratado em janeiro, o camisa 11 precisou se recuperar de duas graves lesões musculares e conseguiu atuar em apenas cinco dos 41 jogos disputados pelo Cruzeiro na temporada. Ele participou da derrota por 1 a 0 para o Fluminense, dia 22 de abril (Brasileiro), e dos empates por 0 a 0 com o Internacional, em 29 de abril (Brasileiro), 2 a 2 com o Corinthians, em 11 de julho (amistoso), e 1 a 1 com o Atlético-PR, em 16 de julho (Copa do Brasil).
Com ajuda do fundo de investimentos capitaneado pelo Banco BMG, o Cruzeiro pagou 2,5 milhões de euros (R$10,9 milhões na cotação da época) ao Vitória, em janeiro, para adquirir 70% dos direitos econômicos do jogador. Por meio da assessoria de comunicação, o clube celeste afirmou, nesta quarta, que “entendeu que o valor da proposta é baixo” e que “não quer abrir mão de peças importantes, pois o objetivo é ser campeão em 2018”.
A primeira lesão de David foi em 2017, em partida contra a Ponte Preta, no dia 26 de novembro, quando o atacante ainda defendia o Vitória. Na ocasião, o jogador teve diagnosticado um problema no músculo bíceps femoral da coxa direita. A segunda, já no Cruzeiro, foi no empate por 0 a 0 com o Internacional – edema na coxa direita. Atualmente, o atleta está à disposição do técnico Mano Menezes, mas figura entre os reservas.
Nota da redação: David entrou no segundo tempo do duelo contra o Corinthians, no Itaquerão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele completou, portanto, cinco jogos pelo Cruzeiro. Quando a matéria foi publicada, o atacante havia disputado quatro partidas.
. Nota da redação: David entrou no segundo tempo do duelo contra o Corinthians, no Itaquerão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.