Na última temporada no Equador, atacante Barcos disputou 21 jogos pela LDU e marcou 11 gols
O atacante argentino Hernán Barcos, ex-Palmeiras e Grêmio, rescindiu nesta terça-feira seu contrato com a Liga Deportiva Universitaria, do Equador. Segundo informação do jornalista Héverton Guimarães, da TV Bandeirantes, o Cruzeiro é o provável destino do jogador de 34 anos. Procurada pelo Superesportes, a diretoria cruzeirense, por meio de sua assessoria de comunicação, não confirma a negociação. Porém, é fato que o clube busca uma alternativa para suprir as ausências dos lesionados Fred (ligamento cruzado anterior do joelho direito) e Sassá (cartilagem do joelho esquerdo). Os dois só retornarão aos gramados em outubro.
Barcos é representado pelos seus irmãos, David e Gabriel Barcos. O agente argentino Julián Asencio também cuida de algumas transações, mas alertou que não está tratando da transferência do atacante para o Cruzeiro. De qualquer forma, ele admitiu que o centroavante tinha chances de passar a defender o clube celeste. “Não estou cuidando dessa transação para o Brasil, quem estava à frente são os irmãos dele. Sei que estava com muita vontade de retornar ao Brasil, assim que, possivelmente, tem chances de ir ao Cruzeiro”, disse o empresário ao Superesportes.
Em vídeo, o próprio Barcos enviou uma mensagem aos torcedores da LDU anunciando a despedida. “Hoje é um dia difícil para mim, para minha família, pelo que vinha vivendo nesse semestre, mas terei que me despedir da Liga uma vez mais. Junto à Liga, nos sentamos, conversamos e chegamos à decisão de deixar o clube para o bem da Liga, para o meu bem, não é pela cláusula (de rescisão), que venceu 30 de junho, e sim por um acordo que fechamos com a Liga. E com muita tristeza me despeço hoje de todos vocês liguistas, desse grande grupo que formamos nesse semestre. Como disse, em janeiro, é um grupo comprometido e que demonstrou isso. Estou feliz por esse lado, porque, se Deus quiser, em dezembro a Liga sairá campeã”.
Ao Superesportes, o presidente vitalício da LDU, Rodrigo Paz, justificou a saída de Barcos, mas não quis revelar o seu destino. “Não é uma notícia agradável, mas o problema é que Barcos tinha esse acordo de sair ao finalizar a primeira etapa do campeonato. Não colocamos nenhum empecilho e aceitamos a partir do pedido dele e dos seus empresários. Acertamos convenientemente o tema econômico”. Antes de Barcos confirmar o seu adeus da Liga, o presidente da Comissão de Futebol do clube, Esteban Paz, confirmou que o jogador estava propenso a deixar a instituição por uma proposta do exterior. “Falei com Hernán Barcos, tem ofertas do exterior interessantes”.
Mesmo com um jogo a cumprir, a LDU terminou o turno do Campeonato Equatoriano na liderança. Em 20 partidas, o time de Quito venceu 14, empatou quatro e perdeu apenas duas (42 pontos). Barcos disputou 19 jogos nessa fase e marcou nove gols. Caso ganhe também o returno, a Liga se sagrará campeã do Equador. Na pior das hipóteses, já tem vaga assegurada na decisão, a ser realizada em dezembro, e na Copa Libertadores de 2019.
No futebol brasileiro, Barcos ficou notabilizado por celebrar seus gols ao estilo ‘pirata’, tapando o olho com uma das mãos. Com a camisa do Palmeiras, de 2012 a 2013, foram 31 tentos em 61 jogos. Pelo Grêmio, de 2013 a 2015, marcou 45 vezes em 113 partidas. Na temporada 2014, dividiu com Fred, à época no Fluminense, o prêmio ‘Chuteira de Ouro’ da Revista Placar. Cada um anotara 29 gols.
Pelo Grêmio, Barcos foi artilheiro do Campeonato Gaúcho de 2014, com 13 gols
Caso seja oficializado pelo Cruzeiro, Barcos se juntará a outros três argentinos no grupo: os volantes Ariel Cabral e Lucas Romero e o meia Mancuello. Recentemente, outros atletas oriundos da Argentina passaram pela Toca II, casos do lateral-esquerdo Sánchez Miño, dos meias Matías Pisano e Alexis Messidoro e do atacante Ramón Ábila.
Carreira
Revelado pelo Racing-ARG, Barcos defendeu outros nove clubes além de LDU, Palmeiras e Grêmio: Guaraní-PAR, Olmedo-EQU, Estrela Vermelha da Sérvia, Huracán-ARG, Shanghai Shenhua-CHN, Shenzhen Ruby-CHN, Tianjin Teda-CHN, Sporting de Portugal e Vélez Sarsfield-ARG. Em 2012, fez quatro partidas pela Seleção Argentina treinada por Alejandro Sabella.
Gols
De acordo com dados disponibilizados no Ogol e na versão em espanhol da Wikipedia, Barcos marcou 243 gols em 527 jogos por clubes. Seu melhor aproveitamento é justamente pela LDU, em duas passagens (2010 a 2011 e 2017 a 2018): 158 partidas e 90 gols.
Copa Libertadores
Barcos poderá ser inscrito pelo Cruzeiro na Copa Libertadores. Os números 13, 14, 15 e 28 estão vagos (pertenciam a Nonoca, Judivan, Rafael Marques e Digão, que saíram do clube). O argentino tem bom histórico na competição continental: disputou as edições de 2011, 2013 e 2014 e marcou sete gols em 23 jogos. Na Copa Sul-Americana, os números são ainda melhores: 17 gols em 30 partidas (2005, 2010, 2011, 2012, 2017 e 2018).