O Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal, oficializou a contratação do zagueiro Arthur, de 19 anos, que pertence ao Cruzeiro. O vínculo de empréstimo assinado pelo jovem é válido por três temporadas, até junho de 2021.
O objetivo da diretoria cruzeirense nessa negociação foi dar mais rodagem ao prata da casa, visto que no elenco as concorrências de Dedé, Leo, Murilo e Manoel são fortes. Vale lembrar que o clube já havia emprestado Digão, outro atleta da posição, para o Fluminense.
Em relação a Arthur, o contrato firmado com o Nacional-POR não dá aos portugueses a opção de adquirir seus direitos econômicos.
Segundo comunicado divulgado no site oficial do clube madeirense, Arthur realiza nesta quinta-feira seu primeiro treino na equipe, integrando o grupo que parte para um período de preparação em Campo Maior, vila portuguesa situada na fronteira com a Espanha.
Na temporada 2017/2018, o Nacional da Madeira foi campeão da Segunda Liga Portuguesa, com 71 pontos em 38 jogos (19 vitórias, 14 empates e cinco derrotas). O Santa Clara também subiu de divisão. As duas agremiações estarão na Primeira Liga 2018/2019.
Exemplos
Em Portugal, Arthur poderá seguir os caminhos de outros zagueiros revelados na base do Cruzeiro, casos de Maicon, Bruno Viana e Wallace.
Bruno Viana, de 23 anos, alcançou fama de zagueiro-artilheiro ao marcar cinco gols em 35 jogos pelo Braga na última temporada no futebol português. O clube bracarense não teve dúvidas e pagou ao Olympiacos, da Grécia, 3 milhões de euros pelo negócio. O Cruzeiro faturou como formador e participação em mais-valia (lucro proprocionado pela valorização de mercado). Em agosto de 2016, cerca de 1,4 milhão de euros já havia entrado na conta bancária celeste pela transferência do defensor para o futebol grego.
Por sua vez, Wallace jogou por pouquíssimo tempo no Braga, pelo qual fez apenas amistosos. A estada em Portugal serviu apenas como ponte para o Monaco, da França, que o vendeu posteriormente à Lazio, da Itália. À época da negociação com os portugueses, em julho de 2014, o Cruzeiro anunciou a venda do atleta por 9,5 milhões de euros, ficando com 60% desse valor (5,7 milhões de euros).
No balanço patrimonial do Cruzeiro referente ao exercício de 2017 constava a propriedade de 100% dos direitos econômicos de Arthur, cujo contrato vai até junho de 2023. Portanto, o clube faturaria um percentual maior em uma possível transferência futura.
.