
Um dos assuntos da entrevista coletiva do técnico Mano Menezes nesta sexta-feira foi a participação do meia cruzeirense Arrascaeta a serviço da Seleção Uruguaia na Copa do Mundo. Na primeira resposta, o comandante celeste brincou sobre a estreia discreta do camisa 10, na vitória por 1 a 0 sobre o Egito, pela primeira rodada do Grupo A, em 15 de junho. “Acompanhei. Fiquei contente, pois tem mais chances de ele ficar aqui”, disse, aos risos.
De fato, Arrascaeta teve atuação apagada diante dos egípcios em Ecaterimburgo, pois pouco pegou na bola e não deu assistências para finalizações ou chutes a gol. O técnico Óscar Tabárez o substituiu por Cristian Rodríguez aos 14min do segundo tempo. No confronto seguinte, contra a Arábia Saudita, o camisa 10 assistiu do banco de reservas à vitória uruguaia por 1 a 0. Já diante da anfitriã Rússia, o armador celeste entrou aos 18min da etapa final e participou mais das ações de sua equipe. Além de trocar muitos passes no meio-campo e quase fazer um gol olímpico, ele contribuiu em cobrança de escanteio para o gol marcado por Cavani, o terceiro do Uruguai no triunfo por 3 a 0.
Mano Menezes considera normal que Arrascaeta ainda não tenha mostrado no Uruguai o que já conseguiu desempenhar pelo Cruzeiro. Para o treinador, pesa o fato de ser a primeira Copa de um jovem de apenas 24 anos, já com a responsabilidade de ser o camisa 10 de um time com grandes estrelas, como o zagueiro Godín (Atlético de Madrid) e os atacantes Suárez (Barcelona) e Cavani (PSG). Em meio às dificuldades, Mano vislumbra evolução para o armador.
“A gente conversou muito antes de ele ir à Copa. É uma competição muito importante para todos os jogadores, ainda mais para ele. Isso passa despercebido, mas o Arrascaeta é quase um menino. Certamente terá mais Copas para jogar. Essa é a primeira. A seleção que ele defende, o Uruguai, tem valorizado sua participação, pois coletivamente faz bons resultados. Ele jogou a primeira partida como titular, e as outras não – entrou na terceira em alguns minutos –, essas coisas fazem parte do processo como esse, de preparação de um jogador. A gente já viu para outros que a primeira Copa do Mundo é diferente, que um jogador às vezes não rende tão bem quanto rende por seu clube, mas tem que ver que lá também estão os melhores do mundo de seus países. É uma competição extremamente difícil, de alto nível. Participar dela, com chances de passar da primeira fase, como o Uruguai passou, certamente valoriza quem está lá”.
Há alguns dias, a diretoria do Cruzeiro, por meio do vice-presidente de futebol Itair Machado, negou ter recebido qualquer proposta oficial por Arrascaeta. Mesmo que não saia na janela de transferências de julho, o gringo renderá aos cofres celestes 7 mil euros por dia enquanto estiver com a delegação no Uruguai na Rússia. A Fifa indeniza todos os clubes que cedem jogadores para o Mundial a partir de duas semanas antes do início da competição. A Raposa, portanto, já garantiu 203 mil euros (cerca de R$ 915 mil). A quantia poderá aumentar na medida em que os uruguaios avançarem na Copa.
O Uruguai enfrentará Portugal, vice-líder do Grupo B, nas oitavas de final da Copa do Mundo. O jogo será neste sábado, às 15h (de Brasília), no Estádio Olímpico Fisht, em Sochi.
O Uruguai enfrentará Portugal, vice-líder do Grupo B, nas oitavas de final da Copa do Mundo. O jogo será neste sábado, às 15h (de Brasília), no Estádio Olímpico Fisht, em Sochi.