Superesportes

CRUZEIRO

Cruzeiro adquire equipamento para auxiliar em recuperação de atletas e prevenir lesões

Criosauna faz com que jogadores fiquem submetidos a baixas temperaturas

Redação
O Cruzeiro comunicou em suas redes sociais a aquisição de uma Criosauna, aparelho que serve para prevenir lesões e melhorar o desempenho dos atletas.
A ação faz parte da modernização do Centro Avançado de Reabilitação Esportiva (CARE). O valor pago pela máquina não foi divulgado pelo clube. 

O zagueiro Dedé, que utilizou o equipamento, foi fotografado pela assessoria de comunicação do clube. No Twitter, alguns seguidores brincaram com a situação, dizendo que o Cruzeiro ‘congelou o jogador para a eternidade’.

De fato, as temperaturas às quais os atletas ficam submetidos podem chegar a –170ºC. Estudos indicam que o arrefecimento controla o processo de envelhecimento e ajuda na regeneração.

Depois de cada sessão, que deve durar no máximo três minutos por causa da exposição ao ambiente gélido, os vasos sanguíneos se dilatam, o que melhora a circulação do sangue e o fornecimento de oxigênio. A Criosauna também é utilizada por pessoas que desejam perder peso, já que o corpo queimará calorias para combater a sensação de frio.

Vale lembrar que há alguns meses o Cruzeiro comprou uma esteira antigravidade para auxiliar no processo de recuperação do atacante Fred, em tratamento de cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho direito. O dispositivo foi desenvolvido pela Agência Espacial Norte Americana (NASA) como parte do treinamento de astronautas.

Zagueiro Dedé foi um dos jogadores que utilizaram a máquina denominada 'Criosauna' - Foto: Cruzeiro/Divulgação
.