O grupo ‘Somos Cruzeiro’ lança neste sábado a campanha ‘Direito de Voto Para Sócio Torcedor Já!’, que defende a abertura para que sócios-torcedores participem ativamente da vida política do clube. O evento acontecerá às 17h no Calaveras Bar, no Bairro Prado, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita.
Na apresentação do movimento, o ‘Somos Cruzeiro’ mostrará sua proposta e a plataforma de coleta de assinaturas para apoiar o direito de voto ao sócio-torcedor. Segundo o comunicado, “a presença dos torcedores como parte da vida política do Cruzeiro garante mais transparência e envolvimento com o time”. Entre os principais objetivos da campanha estão:
- Distribuição do poder: sem o direito da torcida participar das decisões, o Cruzeiro se torna arbitrário e com poucas pessoas tomando as decisões importantes para o clube;
- Dissolução de "panelinhas": propõe que o sócio-torcedor, além de eleger seus representantes, possa também se candidatar. Assim, o conselho refletiria, de fato, os anseios da torcida;
- Cliente x torcedor: os sócio-torcedores não querem ser clientes de uma empresa, presenteados com descontos. A proposta é que ele tenha voz e que possa pautar suas ideias para o clube;
- Receita da torcida: o sócio-torcedor é a segunda maior receita do Cruzeiro, atrás somente das cotas para a televisão. Dessa maneira, sua voz deve ser ouvida;
- Democratização do Cruzeiro: o direito ao voto é um avanço na democratização e na popularização do clube. O Cruzeiro é feito, principalmente, por sua torcida.
Como funciona atualmente?
Vale ressaltar que, conforme o estatuto do Cruzeiro, apenas os conselheiros natos, com no mínimo três mandatos completos ininterruptos, e beneméritos podem se candidatar para presidente e presidente do Conselho Deliberativo. Além disso, cabe exclusivamente ao Conselho Deliberativo eleger os responsáveis pelos cargos executivos no clube.
O quadro de beneméritos é formado exclusivamente por pessoas que ocupam ou já ocuparam a função de presidente ou presidente do Conselho Deliberativo. São 15 integrantes no Cruzeiro. Com relação aos natos, que só perdem o título em caso de alguma irregularidade, renúncia ou morte, o número é de 244. Há, ainda, 220 associados conselheiros e 110 conselheiros suplentes, que passam por eleições trienais.
Os sócios dos parques esportivos do Cruzeiro votam apenas para a definição de associados conselheiros e conselheiros suplentes. Já os vinculados ao programa Sócio do Futebol (cerca de 56 mil torcedores com pagamento em dia) não têm participação na vída política da agremiação.
Local: Calaveras Bar - Rua dos Pampas, 262 - Prado - Belo Horizonte/ MG
Mais informações: https://www.facebook.com/somosocruzeiro/
Entrada gratuita
Serviço
Lançamento da Campanha 'Direito de Voto para Sócio Torcedor Já!'
Data: 23 de junho, sábado, às 17h
Local: Calaveras Bar - Rua dos Pampas, 262 - Prado - Belo Horizonte/ MG
Mais informações: https://www.facebook.com/somosocruzeiro/
Entrada gratuita