Cruzeiro
None

RONALDO

Há 25 anos, Ronaldo Fenômeno estreava no profissional com a camisa do Cruzeiro

Aos 16 anos, craque nascia para o futebol no jogo entre Caldense e Cruzeiro

postado em 25/05/2018 07:59 / atualizado em 24/05/2018 22:36

Paulo Filgueiras/Estado de Minas -02/03/1993
Foi em um jogo sem muita importância pelo Campeonato Mineiro, com apenas 2.484 torcedores na arquibancada do Ronaldão, em Poços de Caldas, que o maior artilheiro brasileiro em Copas do Mundo entrou em campo pela primeira vez como atleta profissional. Há exatos 25 anos, em noite fria de terça-feira, 25 de maio de 1993, Ronaldo, então com 16 anos, estreava com a camisa do Cruzeiro em vitória sobre a Caldense, por 1 a 0. Dali até meados do ano seguinte, o centroavante rápido e esguio marcaria 56 gols em apenas 58 partidas, colecionando recordes e gols bonitos, marcando seu nome na história do clube.

“Ele era diferenciado e ousado desde a primeira vez que subiu para treinar com a gente. Uma vez, deu uma caneta no Luizinho que quase acabou em briga”, lembra o lateral-esquerdo Nonato, que estava em campo na partida de estreia do centroavante. “Eu havia tomado o terceiro amarelo contra o Vasco e estava suspenso na Copa do Brasil, por isso fui relacionado para o jogo em Poços de Caldas. Ele foi bem naquela partida”, recorda Nonato.

O responsável por promover Ronaldo foi o técnico Pinheiro, que levaria o clube ao título da Copa do Brasil nas semanas seguinte. O futuro Fenômeno ainda amargou alguns meses na reserva até se estabelecer no profissional. O primeiro gol foi marcado apenas em 3 de agosto, durante torneio amistoso em Portugal que colocou Ronaldo de vez no time principal.

Já sob o comando de Carlos Alberto Silva, o jovem foi ganhando espaço durante o torneio e voltou ao Brasil como titular absoluto. “O ex-juvenil Ronaldo, com um gol na fase inicial – o primeiro como profissional – e uma atuação destacada ajudou o Cruzeiro a bater uma vitória contra o Belenenses por 2 a 0”, destacava o Estado de Minas de 6/8/1993. “Ronaldo salvou a etapa da mediocridade, marcando um belo gol ao cabecear com firmeza para as redes de Figueiredo”, descrevia o EM o primeiro gol do Fenômeno nos profissionais.

Durante pouco mais de um ano no Cruzeiro, Ronaldo teve atuações marcantes. Em novembro de 1993, se tornou o primeiro jogador da história do clube a marcar cinco gols em uma mesma partida – na goleada sobre o Bahia, por 6 a 0, no Mineirão. Em março do ano seguinte, brilhou no clássico marcando os três gols da vitória por 3 a 1 sobre o Atlético, no Mineiro. 

07/11/1993. Paulo Filgueiras/EM/D.A Press


TÍTULOS

Ronaldo foi artilheiro da Supercopa dos Campeões da Libertadores (8 gols), do Mineiro (22) e incluído, aos 17 anos, na lista de convocados para a Copa do Mundo dos Estados Unidos’1994. Não entrou em campo, mas festejou o tetracampeonato conquistado depois de 24 anos de jejum brasileiro. Em agosto de 1994, foi vendido ao PSV, da Holanda, por US$ 6 milhões. Na sequência jogou por Barcelona, Internazionale, Real Madrid, Milan e Corinthians, clube pelo qual se aposentou, em 2011.

Pela Seleção Brasileira, marcou 67 gols em 98 partidas, atrás apenas de Pelé. Em quatro Copas do Mundo, marcou 15 vezes em 19 partidas, um a menos que o alemão Miroslav Klose.

Leia também:
Em 2013, o Superesportes lançou o especial Nasce o Fenômeno para relembrar os 20 anos de carreira do craque. Clique aqui para ler outras reportagens da época.  


Tags: 25 anos cruzeiro ronaldo estreia profissional