O Cruzeiro depende somente de si para se classificar às oitavas de final da Copa Libertadores, mas ganhar do Vasco no estádio de São Januário não será garantia de êxito. Assim como empate ou derrota não significará ‘terra arrasada’. Por isso, o Superesportes disseca abaixo os cenários possíveis em caso de vitória, igualdade ou revés no confronto desta quarta-feira, às 21h45, pela quinta rodada do Grupo 5 do torneio continental.
Também foram colocadas as conjecturas do jogo entre Racing e Universidad de Chile, em Avellaneda-ARG (às 19h15 desta quinta-feira), e dos confrontos da sexta rodada. No dia 22 de maio (terça-feira), às 21h30, o Cruzeiro receberá os argentinos no Mineirão, enquanto a La U pegará o Vasco no Estádio Nacional, em Santiago. Os dois primeiros da chave vão às oitavas, cujos cruzamentos serão determinados por meio de sorteio (a Conmebol agrupará líderes e vice-líderes em potes distintos). O terceiro consegue uma espécie de prêmio de consolação: presença na segunda fase da Copa Sul-Americana.
Classificação de momento
1. Racing-ARG – 8 pts; 2 vitórias, 2 empates, 0 derrota; 10 gols pró, 4 gols contra, saldo %2b6
2. Cruzeiro – 5 pts; 1 vitória, 2 empates, 1 derrota; 9 gols pró, 4 gols contra, saldo 5
3. Univ. de Chile – 5 pts; 1 vitória, 2 empates, 1 derrota; 2 gols pró, 8 gols contra, saldo -6
4. Vasco – 2 pts; 0 vitória, 2 empates, 2 derrotas; 1 gol pró, 6 gols contra, saldo -5
Critérios de desempate
1. Saldo de gols;
2. Maior número de gols pró;
3. Mais gols fora de casa;
4. Melhor colocação no ranking da Conmebol
Goleada que fez diferença
A goleada sobre a Universidad de Chile por 7 a 0, quinta-feira passada, no Mineirão, foi amplamente favorável ao Cruzeiro numa análise geral do grupo. O time de Mano Menezes, que tinha saldo negativo de dois gols, passou a contabilizar cinco gols positivos. Já a La U ficou devendo seis gols.
Com os mesmos cinco pontos que os chilenos, os mineiros estão na segunda colocação da chave justamente por causa da supremacia no saldo, principal critério de desempate.
Racing x Universidad de Chile
O duelo entre Racing e Universidad de Chile, às 19h15 de quinta-feira, no El Cilindro, em Avellaneda (ARG), interferirá nos caminhos de Vasco e Cruzeiro na Libertadores.
Vitória do Cruzeiro sobre o Vasco
Como está confortável no saldo de gols, o Cruzeiro não precisa se preocupar em ganhar do Vasco de goleada. Um triunfo por diferença mínima (1 a 0, 2 a 1...) já é suficiente para deixar a classificação mais próxima. Alcançando oito pontos, o time celeste eliminaria os cariocas e passaria a ficar de olho em Racing x Universidad de Chile, no dia seguinte.
VITÓRIA DO RACING SOBRE 'LA U'
Com esse resultado, o Grupo 5 teria:
1- Racing, 11
2- Cruzeiro, 8
3- Universidad de Chile, 5
4- Vasco, 2
- A Universidad de Chile estaria virtualmente fora por causa da desvantagem no saldo em relação ao Cruzeiro (atualmente, a diferença é de 11 gols). Ou seja, mesmo se a equipe de Mano perdesse para o Racing a sexta rodada, dificilmente não ficaria em segundo lugar.
- Nessa projeção, o Cruzeiro brigaria pela liderança da chave na última rodada, quando enfrentará o Racing no dia 22 de maio (terça-feira), às 21h30, no Mineirão.
- É importante ressaltar que a eventual vitória do Racing sobre La U precisaria ser no máximo pela mesma diferença de gols de um triunfo do Cruzeiro diante do Vasco. Assim, os mineiros poderiam vencer o confronto direto com os argentinos, empatar em número de pontos e superar no saldo.
- Um empate com o Racing no Mineirão garantiria ao Cruzeiro a vice-liderança, independentemente do resultado de Universidad de Chile x Vasco.
EMPATE ENTRE RACING E 'LA U'
Essa combinação manteria as posições atuais, mas as disputas por primeiro e segundo lugares ficariam abertas:
1- Racing, 9
2- Cruzeiro, 8
3- Universidad de Chile, 6
4- Vasco, 2
- Na última rodada, o Cruzeiro precisaria de uma simples vitória sobre o Racing no Mineirão para ser líder do grupo, com 11 pontos. Se empatasse, ficaria com nove, enquanto os argentinos chegariam a 10.
- A La U teria condição de chegar a nove pontos, mas com a obrigação de conquistar um placar utópico de 12 gols contra o Vasco para superar o Cruzeiro no saldo e ser a segunda colocada.
- Perder do Racing em Belo Horizonte não seria nada bom para o time de Mano Menezes, que ficaria com oito pontos, veria os argentinos chegarem a 12 e correria o risco de ser superado também pela Universidad de Chile, uma vez que o já eliminado Vasco não brigaria nem pela terceira posição que lhe daria uma vaga na Copa Sul-Americana.
VITÓRIA DA 'LA U'
O Grupo 5 teria três clubes empatados com oito pontos. O Cruzeiro, por ter vencido na rodada, levaria vantagem no saldo de gols. O Racing seria o segundo, enquanto a Universidad de Chile apareceria em terceiro. O Vasco já estaria eliminado e sem chances de ir ao menos à Sul-Americana.
1- Cruzeiro, 8 (melhor saldo)
2- Racing, 8 (segundo melhor saldo)
3- Universidad de Chile, 8 (pior saldo)
4- Vasco, 2
- Na última rodada, o Cruzeiro provavelmente jogaria pelo empate contra o Racing. Já a La U se classificaria com uma simples vitória sobre o Vasco e torceria justamente pela igualdade no Mineirão para ser líder da chave.
Empate do Cruzeiro com o Vasco
No cenário de empate, o Cruzeiro chegaria a seis pontos, e o Vasco atingiria três. No dia seguinte, olho na TV para Racing x Universidad de Chile.
VITÓRIA DO RACING SOBRE 'LA U'
Em termos de classificação, seria o melhor resultado para a Raposa. O Grupo 5 ficaria com:
1- Racing, 11
2- Cruzeiro, 6
3- Universidad de Chile, 5
4- Vasco, 3
Por outro lado, o Cruzeiro não poderia alcançar mais a liderança, pois ficaria a cinco pontos dos argentinos.
- Vencer o Racing no Mineirão seria importante para o Cruzeiro conseguir a vaga no mata-mata sem depender do resultado de Universidad de Chile x Vasco. Se empatasse ou perdesse, teria de torcer para que La U somasse no máximo um ponto em seu último jogo.
- O Vasco estaria eliminado da Copa Libertadores, mas alimentaria as chances de ficar em terceiro no grupo e certamente tentaria a vitória sobre o time chileno no Estádio Nacional, em Santiago.
EMPATE ENTRE RACING E 'LA U'
Essa hipótese manteria o Grupo 5 na mesma ordem:
1- Racing, 9
2- Cruzeiro, 6 ( 5)
3- Universidad de Chile, 6 (-6)
4- Vasco, 3 (-5)
- Por ter saldo amplamente inferior, o Vasco estaria praticamente eliminado.
- O Cruzeiro ultrapassaria o Racing com uma simples vitória em BH e poderia se classificar até mesmo com um empate, desde que a Universidad de Chile não vencesse o Vasco.
- Se perdesse do Racing, a Raposa torceria por vitória do Vasco em Santiago e provavelmente se classificaria pela vantagem no saldo de gols.
VITÓRIA DA 'LA U' SOBRE O RACING
- Empate entre cariocas e mineiros e vitória chilena na Argentina mudariam os rumos do Grupo 5:
1- Racing, 8 (maior saldo)
2- Universidad de Chile, 8 (menor saldo)
3- Cruzeiro, 6
4- Vasco, 3
1- Racing, 8 (maior saldo)
2- Universidad de Chile, 8 (menor saldo)
3- Cruzeiro, 6
4- Vasco, 3
- Nessa conjectura, só a vitória interessaria ao Cruzeiro na última rodada, contra o Racing, no Mineirão. A Universidad, por sua vez, jogaria em casa contra o Vasco e se classificaria com um simples empate, independentemente do que acontecesse em Belo Horizonte.
Universidad de Chile se complicou ao perder de 7 a 0 para o Cruzeiro, no Mineirão, na última quinta - Foto: Ramon Lisboa/EM D.A Press
Derrota do Cruzeiro para o Vasco
A derrota não elimina o Cruzeiro na primeira fase, mas torna a situação bastante complicada pelo fato de o Vasco reentrar na batalha pelo segundo lugar. Na quinta-feira, os dois clubes ficariam atentos a Racing x Universidad de Chile.
VITÓRIA DO RACING SOBRE 'LA U'
O Grupo 5 passaria a ter um líder com sobras e três times brigando pela segunda vaga:
1- Racing, 11
2- Cruzeiro, 5 (melhor saldo)
3- Vasco, 5 (segundo melhor saldo)
4- Universidad de Chile, 5 (pior saldo).
- O Cruzeiro seria obrigado a vencer o Racing na última rodada para se classificar dependendo apenas de si. Em caso de igualdade, torceria para que Universidad de Chile e Vasco também empatassem em Santiago.
- Se o Racing empatar ou ganhar no Mineirão, o vencedor de La U x Vasco superará o Cruzeiro e seguirá rumo à segunda fase juntamente com o clube de Avellaneda-ARG.
- Se o Racing empatar ou ganhar no Mineirão, o vencedor de La U x Vasco superará o Cruzeiro e seguirá rumo à segunda fase juntamente com o clube de Avellaneda-ARG.
EMPATE ENTRE RACING E 'LA U'
O Racing continuaria em primeiro, já classificado, enquanto La U pularia para a segunda posição. Cruzeiro e Vasco ainda seguiriam sonhando.
1- Racing, 9
2- Universidad de Chile, 6
3- Cruzeiro, 5 (melhor saldo)
4- Vasco, 5 (pior saldo)
- O Cruzeiro só obteria a vaga como segundo colocado. Para isso, teria de vencer o Racing na última rodada e torcer por empate entre La U e Vasco ou derrota do time chileno em Santiago.
- O Vasco, por sua vez, poderia conseguir classificação milagrosa batendo a Universidad no Chile fora de casa e contando com tropeço do Cruzeiro em Belo Horizonte.
Essa circunstância é complicada, pois La U iniciaria a sexta rodada à frente na pontuação e teria apoio de sua torcida no estádio diante do Vasco. Já o Cruzeiro entraria pressionado contra o Racing por não depender somente do próprio futebol e correria o risco de ser eliminado no Mineirão mesmo vencendo o jogo derradeiro.
Essa circunstância é complicada, pois La U iniciaria a sexta rodada à frente na pontuação e teria apoio de sua torcida no estádio diante do Vasco. Já o Cruzeiro entraria pressionado contra o Racing por não depender somente do próprio futebol e correria o risco de ser eliminado no Mineirão mesmo vencendo o jogo derradeiro.
VITÓRIA DA 'LA U' SOBRE O RACING
Argentinos e chilenos ficariam com as duas primeiras posições, enquanto os brasileiros estariam fora do G2.
1- Racing, 8 (melhor saldo)
2- Universidad d e Chile, 8 (pior saldo)
3- Cruzeiro, 5 (melhor saldo)
4- Vasco, 5 (pior saldo)
- O saldo de gols seria decisivo na última rodada, pois haveria a possibilidade de os quatro clubes ficarem empatados com oito pontos ao término dos confrontos. Isso aconteceria, por exemplo, se o Cruzeiro e Vasco vencessem Racing e Universidad, respectivamente.
- O placar de 7 a 0 aplicado pela Raposa sobre os chilenos e a goleada dos argentinos diante da equipe vascaína por 4 a 0 certamente influenciariam na definição dos melhores colocados.
- Uma coisa é certa: nessa hipótese, o Cruzeiro seria obrigado a bater o Racing para obter o passaporte às oitavas de final.
Empate por 1 a 1 com Racing, em São Januário, manteve chances remotas de classificação ao Vasco - Foto: AFP / MAURO PIMENTEL
.