Superesportes

COPA LIBERTADORES

Cruzeiro impõe ao futebol chileno sua maior derrota na história da Copa Libertadores

Resultado de Belo Horizonte teve grande repercussão no Chile

Redação
Presidente da Universidad de Chile disse que 7 a 0 foi a pior coisa que lhe ocorreu como torcedor - Foto: Reprodução
Com a vitória por 7 a 0 sobre a Universidad de Chile, no Mineirão, nessa quinta-feira, o Cruzeiro impôs ao futebol chileno o seu maior revés em edições de Copa Libertadores. Até então, a goleada da La U por 7 a 1 sobre o também andino Rangers, da cidade de Talca, na edição de 1970, era o placar mais elástico.

Em outras quatro ocasiões, clubes chilenos levaram de 6 a 0 na Libertadores. A Universidad de Chile, por sinal, foi vítima do Millonarios da Colômbia, em 1960, e do Cerro Porteño, do Paraguai, em 2001. Em 2000, foi a vez do Cobreloa perder por esse placar para o Atlético, no Mineirão. O Cobresal também levou seis do Corinthians em 2016.

O triunfo por 7 a 0, dessa quinta-feira, em Belo Horizonte, fez jus ao apelido de La Bestia Negra dado pelos chilenos ao Cruzeiro nos anos 1990, baseado nos histórico de bons resultados contra times desse país.

Série terrível

A derrota no Mineirão ainda fez La U atingir um recorde negativo em sua história. Pela primeira vez, o clube sofreu 13 gols em dois jogos consecutivos. Antes do 7 a 0, em BH, o time dirigido pelo argentino Guillermo Hoyos vinha de revés por 6 a 1 para o Unión La Calera pelo Campeonato Chileno. Nesse compromisso local, foram utilizados apenas três titulares.

Fase de grupos

A vitória do Cruzeiro por 7 a 0 também foi a maior pela fase de grupos da Libertadores nos últimos dez anos.
O placar fora registrado pela última vez nesse mesmo estágio da edição de 2008, quando, em 1º de abril, o Santos o aplicou sobre o modesto San José da Bolívia, na Vila Belmiro.

Copa Mercosul

Embora o placar desfavorável de 7 a 0 tenha sido inédito para a Universidad de Chile em edições de Copa Libertadores, em outro torneio continental ele já havia ocorrido. Em 7 de outubro de 1999, La U perdeu pela mesma diferença para o Flamengo, pela Copa Mercosul.

Maiores goleadas sofridas por clubes chilenos na Libertadores:

Cruzeiro 7 x 0 Universidade de Chile (2018)
Universidad de Chile 7 x 0 Rangers-CHI (1970)
Corinthians 6 x 0 Cobresal-CHI (2016)
Cerro Porteño-PAR 6 x 0 Universidad de Chile (2001)
Atlético 6 x 0 Cobreloa-CHI (2000)
Universidad de Chile 0 x 6 Millonarios-COL (1960)


.