O Cruzeiro confirmou nesta terça-feira que está em negociações adiantadas para renovar o contrato do zagueiro Dedé. Segundo o diretor de futebol do clube, Marcelo Djian, a prorrogação deve ocorrer “nos próximos dias”. Resta apenas definir a validade do novo vínculo: dezembro de 2019 ou de 2020.
“Nós estamos conversando, devemos acertar o mais rápido possível uma renovação. Dedé tem contrato até 31 de dezembro e estamos acertando mais um ou dois anos de prorrogação. Devemos concretizar isso nos próximos dias ou nas próximas semanas”, declarou o dirigente.
Saiba mais
Há exatamente uma semana, os empresários Giuliano Aranda e Ubiraci Cardoso, representantes de Dedé, estiveram na Toca da Raposa II para tratar com a direção cruzeirense a extensão do contrato do jogador.
A cúpula celeste, por meio do vice-presidente de futebol Itair Machado, chegou a dizer que a prorrogação do contrato de Dedé dependeria de sua assiduidade no time em 2018. Isso porque o defensor conviveu com problemas de lesão nos dois joelhos entre 2015 e 2017. Num intervalo de três anos, ele fez apenas 13 partidas.
Em 2018, Dedé parece ter recuperado o vigor físico e grande superioridade na bola aérea que lhe renderam o apelido de ‘Mito’, dado pela torcida do Vasco. O zagueiro disputou sete partidas na temporada, sendo seis no Campeonato Mineiro e uma na Copa Libertadores. Na final do último domingo, vencida pelo Cruzeiro sobre o Atlético por 2 a 0, Dedé ganhou praticamente todas as disputas com os atletas do setor ofensivo do time rival e foi importante para a 37ª conquista estadual do clube. A reabilitação física e o crescimento técnico do zagueiro de 1,92m surpreendeu Marcelo Djian, que tem propriedade para avaliar atletas da parte defensiva, pois vestiu a camisa da Raposa entre 1998 e 2001.
“Com relação ao Dedé, posso dizer da minha parte que fiquei surpreso com o retorno dele. Não é fácil um jogador que fica dois anos sem jogar retornar no nível que retornou. Nos primeiros jogos do Mineiro, eu até me perguntei, porque de repente eram equipes que não tinham atacantes em nível de primeira divisão, mas ele mostrou que voltou muito bem. Foi um jogador decisivo para a vitória do Campeonato Mineiro. Todos os atletas ficaram contentes com seu retorno e agora nós esperamos que ele continue, as lesões estejam solucionadas e possamos utilizá-lo bastante em 2018.”
Contratado pelo Cruzeiro em 2013 com o auxílio de investidores, que ajudaram o clube a pagar R$ 14 milhões por 45% de seus direitos econômicos, Dedé disputou 105 jogos pela Raposa e marcou nove gols. Além do título estadual de 2018, o zagueiro ganhou os Brasileiros de 2013 e 2014, o Mineiro de 2014 e a Copa do Brasil de 2017.