Superesportes

CRUZEIRO

Cruzeiro fecha preparação para decisão; veja as possíveis alternativas de Mano Menezes

Técnico busca formação para bater o Atlético e ser campeão mineiro em 2018

Rafael Arruda
Técnico busca formação para bater o Atlético e ser campeão mineiro em 2018 - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
O Cruzeiro fechou, na manhã deste sábado, a preparação para enfrentar o Atlético neste domingo, às 16h, no Mineirão, pelo jogo de volta da final do Campeonato Mineiro. Com a necessidade de ganhar por dois gols de diferença, uma vez que perdeu a partida de ida por 3 a 1, o time celeste treinou na Toca da Raposa II sem a presença da imprensa.

O técnico Mano Menezes certamente já definiu suas opções para o clássico, mas só as revelará uma hora antes do clássico, quando as equipes soltam as escalações de maneira oficial. O Superesportes, então, coloca ‘no papel’ as possíveis alternativas do comandante.

Lateral direita

Dificilmente Lucas Romero será convocado, já que machucou a coxa esquerda no empate por 0 a 0 com o Vasco, quarta-feira, e precisou ser substituído por Ezequiel. O argentino passou por exames médicos, que descartaram problema grave. Porém a recuperação a tempo da decisão é improvável.

A terceira via é Edilson, que voltou a treinar recentemente depois de se recuperar de dores no joelho direito - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
Caso Mano não possa contar com Romero, o candidato mais forte a começar jogando é Ezequiel. O camisa 2 atuou por 4 a 0 minutos diante do Vasco e não comprometeu: foi firme na marcação e tentou subidas ao ataque em momentos oportunos.

A terceira via é Edilson, que voltou a treinar recentemente depois de se recuperar de dores no joelho direito. Mas Mano Menezes, habitualmente cauteloso, deverá deixar o jogador no banco, pois ele não entra em campo desde 4 de março, quando o Cruzeiro ganhou do Atlético por 1 a 0, no Independência, pela nona rodada da primeira fase.

Zaga

A entrada de Dedé deu mais segurança à bola aérea defensiva do Cruzeiro. O vigoroso zagueiro usa a elevada estatura de 1,92m para se sobressair no fundamento.
Contra o Vasco, ele ganhou praticamente todas as jogadas pelo alto. E quando foi ao ataque, deu trabalho a Paulão, com quem travou duelo à parte. O problema é Arrascaeta não acertou o pé nas cobranças de falta e escanteio.

Dedé será o companheiro de Leo no clássico e terá missão de parar o ataque do Atlético - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
Como Murilo machucou o ombro esquerdo e só voltará a treinar normalmente dentro de duas a quatro semanas, Dedé será o companheiro de Leo no clássico. Os dois têm fama de ‘zagueiro-artilheiro’: o primeiro marcou nove gols em 103 jogos pelo clube, e o segundo balançou a rede 18 vezes em 284 partidas.

Lateral esquerda

Apesar das inúmeras críticas da torcida, Egídio deve ser mantido na equipe, com Marcelo Hermes ficando como opção no banco de reservas. Na partida do meio de semana contra o Vasco, o lateral-esquerdo insistiu em bolas alçadas na grande área, jogada que não surtiu efeito pelo fato de o Cruzeiro ter jogado sem um centroavante de ofício.

Volantes

Henrique e Ariel Cabral, também contestados por alguns cruzeirenses, tendem a continuar no time por serem atletas de confiança de Mano Menezes. O primeiro, inclusive, carrega a braçadeira de capitão e contabiliza 419 jogos pelo clube, com 25 gols marcados. O segundo é visto como jogador de qualidade no passe e na composição do lado esquerdo, além de levar grande vantagem na estatura: 1,87m.

Entre os reservas candidatos a atuar, Mancuello é o que mais tem agradado Mano Menezes - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
Com relação aos concorrentes, Mancuello é o que mais tem agradado Mano Menezes, sobretudo para distribuir o jogo, dar assistências e até mesmo fazer gols – marcou duas vezes em 2018. Na marcação, porém, leva desvantagem. Já Lucas Silva e Bruno Silva não registraram até aqui atuações empolgantes na temporada.

Meias

Talvez seja o setor que gera mais incertezas, pois Mano Menezes não costuma abrir mão de Rafinha, pela importância tática para a equipe, e Robinho, considerado o principal organizador no setor ofensivo. Nessa circunstância, Thiago Neves e Arrascaeta estariam ‘disputando espaço’. Mas aí surge o grande problema: os dois costumam regular quando atuam juntos em clássicos, seja com gols ou assistências.

Arrascaeta (foto) e Thiago Neves costumam regular quando atuam juntos em clássicos - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
Em 12 partidas contra o Atlético desde 2015, Arrascaeta marcou cinco gols e deu três assistências. Thiago Neves, por sua vez, balançou as redes três vezes e contribuiu com um passe para gol em sete superclássicos em 2017 e 2018.

Mano até tentou improvisar os dois meias no ataque, mas a estratégia não funcionou, já que Thiago Neves tem o hábito de buscar a bola no meio-campo, e Arrascaeta encontra dificuldades em jogar de costas para os defensores adversários.

Atacantes

Principal contratação do Cruzeiro, Fred sofreu grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e só voltará a jogar provavelmente em outubro. Raniel, escolhido como substituto, até chegou a emplacar três gols no Estadual, sendo um contra o próprio Atlético, mas nos últimos dias se queixou de dores musculares na coxa direita e deverá desfalcar a Raposa no domingo (já havia se ausentado do duelo com o Vasco).

Logo, restam quatro alternativas da posição para o técnico Mano Menezes: Sassá, Rafael Sobis, David e Rafael Marques.
O último, por ter feito apenas dois jogos pelo Cruzeiro em 2018 e frequentemente ser especulado em outros clubes, é carta fora do baralho.

Sassá foi quem entrou nos dois últimos jogos e está cotado para iniciar como titular - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
Sassá foi quem entrou nos dois últimos jogos. Na derrota por 3 a 1 para o Atlético, teve duas boas chances: na primeira, driblou o goleiro Victor, mas se atrapalhou ao finalizar; na segunda, cabeceou para grande defesa do camisa 1 atleticano. No empate com o Vasco, o centroavante também esteve perto de marcar, porém foi impedido em três oportunidades pelo goleiro Martín Silva.

Rafael Sobis foi mero espectador no banco de reservas nos três últimos jogos do Cruzeiro, porém tem ao seu favor o fato de ter marcado três gols no Campeonato Mineiro: vitórias sobre Boa (3 a 0, no Mineirão, pela oitava rodada - dois gols) e URT (3 a 1, no Mineirão, pela 10ª rodada). Na derrota por 4 a 2 para o Racing, em Avellaneda, pela Copa Libertadores, o camisa 7 também teve seus bons momentos ao dar assistências para Arrascaeta e Rafinha chutarem no travessão.

Rafael Sobis foi mero espectador no banco de reservas nos três últimos jogos do Cruzeiro - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
Já David será convocado pela primeira vez depois de passar os últimos quatro meses em recuperação de lesão na coxa direita. De acordo com o técnico Mano Menezes, o atacante contratado ao Vitória por 2,5 milhões de euros suportará no máximo 45 minutos.

Possível time

Levando em consideração as opções de Mano, o provável Cruzeiro para o clássico terá Fábio; Ezequiel, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta (Rafinha); Sassá (Raniel/Rafael Sobis/Arrascaeta).
.