Oficialmente, o Cruzeiro diz que os empresários vieram a Belo Horizonte apenas para assistir ao jogo contra o Vasco, nesta terça-feira, às 21h45, no Mineirão. O Superesportes apurou, no entanto, que as partes já iniciaram uma conversa para a renovação de Dedé. Em contato com a reportagem há cerca de três semanas, Aranda afirmou que planejava uma visita aos 'novos' dirigentes da Raposa, em Belo Horizonte, para conversar sobre a ampliação de vínculo do zagueiro. Eles não atenderam os telefones nesta terça.
Como tem vínculo só até 31 de dezembro de 2018, Dedé poderá assinar pré-contrato com qualquer outro clube em três meses, a partir de julho. Em 4 de janeiro, dias após a reapresentação do Cruzeiro para a pré-temporada, o vice-presidente de futebol, Itair Machado, disse que aguardaria um parecer do departamento médico, uma vez que o zagueiro estava retornando de uma série de lesões nos joelhos.
“O Dedé é um jogador muito importante para o grupo. É um jogador importantíssimo dentro de campo, mas primeiro nós temos que ouvir a parte médica. A renovação de qualquer atleta que esteja ligado ao departamento médico vai depender muito do próprio departamento médico. Queremos o Dedé, mas queremos que ele jogue. Primeiramente temos que pensar na saúde do atleta. Esperamos que volte o mais rápido possível. Ele voltando, com certeza será importantíssimo para nós”, disse Itair Machado na ocasião.
Dedé acabou retornando aos gramados cerca de dois meses depois da afirmação do dirigente cruzeirense, na 8ª rodada do Campeonato Mineiro, em vitória por 3 a 0 sobre o Boa Esporte. Ele já foi utilizado por Mano Menezes em outros quatro compromissos em 2018, todos pelo Estadual. Há expectativa de que ele faça estreia pela Libertadores nesta terça-feira, contra o Vasco, no Mineirão, em jogo pela segunda rodada do Grupo 5.
O zagueiro cruzeirense foi adquirido em abril de 2013 por R$ 15 milhões. Investidores compraram 45% dos direitos econômicos do jogador e o colocaram na Toca da Raposa II. Numa eventual negociação antes do fim do contrato, eles teriam direito a uma taxa de vitrine. Peça importante no bicampeonato brasileiro de 2013 e 2014, Dedé disputou 103 partidas com a camisa celeste e marcou nove gols.
.