Com a lesão no joelho direito do atacante Fred, que vai passar por cirurgia para reconstituição do ligamento cruzado anterior e para reparação do complexo póstero lateral ainda nesta semana, o Cruzeiro estuda plano B para o ataque pelo menos até o fim de setembro – a previsão é que o artilheiro necessite entre seis e oito meses para voltar aos gramados. Raniel sai na frente, pois correspondeu durante o período de quase um mês em que o camisa 9 ficou afastado por causa lesão muscular na panturrilha direita. Sassá, recuperado de cirurgia no joelho direito, e Rafael Sobis são as outras opções do técnico Mano Menezes.
“Estamos sempre preparados para tudo. Não à toa os treinadores valorizam seus elencos, porque à medida em que tem um grupo de qualidade, você passa por perdas e ganhos e tem de continuar fazendo o trabalho”, afirma o treinador celeste, que começará a preparar hoje a equipe para a primeira partida da final do Campeonato Mineiro, domingo, às 16h, contra o Atlético, no Independência.
A provável escolha por Raniel se baseia no gosto pessoal e também no desempenho do jogador. Em nove jogos nesta temporada, sendo cinco como titular, ele marcou três gols, além de ter sido importante como referência para os companheiros.
Aos 21 anos, o camisa 17 já desperta interesse de clubes do exterior e deverá ter a sequência que tanto deseja. Porém, é bom continuar correspondendo, pois há outros de olho na vaga de Fred.
Um deles é Sassá, que se recuperou de cirurgião para correção de lesão na cartilagem do joelho direito, realizada em outubro. Ele voltou a atuar no dia 11, entrando no decorrer do empate entre Cruzeiro e Patrocinense, pela última rodada da primeira fase do Estadual. Na ocasião, entrou no lugar de Judivan, que também seria opção caso não tivesse sido emprestado ao América.
Se ambos têm características próximas às de Fred, Rafael Sobis luta pela vaga oferecendo mais movimentação e menos presença de área. No ano passado, ele atuou como atacante de referência e, pela experiência e qualidade, pode ser novamente escalado por Mano Menezes na função. Em 90 jogos, são 23 gols.
.