Superesportes

CRUZEIRO

Goleador e garçom: Raniel passa de alternativa a solução em ataque do Cruzeiro

Em oito jogos, atacante igualou participação em jogadas ofensivas de 2017

Redação
Raniel comemora gol marcado na vitória do Cruzeiro sobre o Atlético por 1 a 0, no Independência - Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press
Em poucos dias, Raniel passou de alternativa a solução no ataque do Cruzeiro. Sem Fred, que parou por três semanas em função de lesão muscular na panturrilha direita, o jovem de 21 anos ganhou sequência de jogos no Campeonato Mineiro e não decepcionou. Ele marcou o tento da vitória celeste no clássico com o Atlético, na nona rodada, e balançou as redes duas vezes no triunfo sobre o Patrocinense, pelas quartas de final. Também contribuiu com assistências nos duelos diante de Boa (3 a 0, pela oitava rodada) e Tupi (1 a 0, pelo jogo de ida das semifinais).

Com oito partidas em 2018, sendo cinco como titular, Raniel já igualou sua participação ofensiva em toda a temporada 2017. No ano passado foram quatro gols e uma assistência em 23 apresentações.

“Primeiramente é agradecer a Deus, como sempre falo. E também ao trabalho. É seguir trabalhando e persistir nas coisas que queremos. Estou fazendo isso diariamente nos treinamentos, nos jogos também quando participo.
É importante ter sequência também para ganhar ritmo de jogo e confiança. Venho pegando isso. Quero jogar mais. Enquanto o professor contar comigo, quero estar ajudando”, disse o atacante, ao ser perguntado sobre o bom momento a serviço do clube.

Por causa de dores no joelho direito, Raniel era dúvida antes do jogo da última quarta-feira, contra o Tupi, em Juiz de Fora. Porém, ao ser confirmado na equipe pelo técnico Mano Menezes, o camisa 17 deu bastante trabalho à defesa adversária, finalizou em quatro oportunidades e foi o responsável pela assistência para o gol de Ariel Cabral.

Em virtude da fase positiva, o ‘garoto’ quer estar em campo no confronto de volta das semifinais contra o Tupi, às 11h de domingo, no Mineirão. “Estou sempre pronto. Mesmo se tiver com dorzinha, vai com dor mesmo, não tem essa não. Estou preparado para domingo. Se ele optar por mim, estarei dentro de campo e vou guerrear pelos meus companheiros”.

Nos últimos dias, o centroavante Fred se recuperou de lesão na panturrilha direita e voltou a ficar à disposição do técnico Mano Menezes. Ainda não há confirmação se haverá mudanças no setor ofensivo do Cruzeiro para que o camisa 9 retorne ao time titular. Questionado a respeito, Raniel vê a ‘briga’ pela vaga no ataque de maneira sadia.

“Vai ser uma disputa amigável. Todos nós sabemos que existe um respeito entre nós. Mas é o que eu falo sempre: enquanto eu estiver jogando, vou ter que buscar meu espaço.
Quando o Fred voltar, ele vai buscar o espaço dele. Mas é uma briga sadia, sem vaidade, pois no nosso grupo não existe isso”.

Números de Raniel pelo Cruzeiro

Jogos: 31 (12 como titular)
Gols: 7
Assistências: 3

2017

Jogos: 23 (7 como titular)
Gols: 4
Assistências: 1

2018

Jogos: 8 (5 como titular)
Gols: 3
Assistências: 2

Obs: em 12 jogos como titular do Cruzeiro, Raniel marcou seis gols

Relação de gols de Raniel pelo Cruzeiro:

1. Cruzeiro 1x0 Chapecoense - oitavas de final da Copa do Brasil (03/05/2017) - 5ª partida
2. Cruzeiro 2x0 Sport - 21ª rodada do Campeonato Brasileiro (20/08/2017) - 16ª partida
3. Cruzeiro 2x0 Grêmio - quartas de final da Primeira Liga (30/08/2017) - 18ª partida
4. Chapecoense 1x2 Cruzeiro - 23ª rodada do Campeonato Brasileiro (10/09/2017) - 20ª partida
5. Atlético 0x1 Cruzeiro - nona rodada do Campeonato Mineiro (04/03/2018) - 27ª partida
6 e 7. Cruzeiro 2x0 Patrocinense - quartas de final do Campeonato Mineiro (17/03/2018) - 30ª partida
.