Superesportes

CRUZEIRO

Cobradores de falta do Cruzeiro lidam com rotina pesada para aprimorar fundamento

Mesmo sem tempo para treinar, time celeste já marcou duas vezes em 2018

Rafael Arruda
Thiago Neves e Mancuello são dois dos cobradores de falta do Cruzeiro nesta temporada - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Nelinho, Zico, Roberto Carlos, Rogério Ceni, Ronaldinho Gaúcho, Juninho Pernambucano, Alex, Ramon Menezes e tantos outros. A lista de bons cobradores de falta no futebol brasileiro é extensa. Porém, todos esses nomes já estão no rol de ex-jogadores. Na atualidade, são poucos os que acertam o pé com precisão. No elenco do Cruzeiro, alguns jogadores já tiveram a competência de balançar a rede em tiro livre de fora da área. São os casos de Thiago Neves, Arrascaeta, Edilson, Egídio, Robinho, Mancuello, Rafael Sobis e Fred. Este último, contudo, abriu mão de aprimorar o fundamento ao longo da carreira.

Em 2018, o Cruzeiro marcou dois de seus 22 gols em cobranças de falta. O primeiro foi de Thiago Neves, na vitória por 4 a 0 sobre o Uberlândia, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.
Com um chute colocado de pé esquerdo, o camisa 30 fez a bola passar por cima da barreira e entrar no canto esquerdo superior. Robinho marcou em lance semelhante, porém com o pé direito, na derrota por 4 a 2 para o Racing, em Avellaneda (ARG), pela primeira rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores. Os números podem ser considerados dentro do esperado se levada em consideração a falta de tempo para trabalhar as batidas de longa distância de modo satisfatório. É o que avalia o próprio Robinho ao ser questionado sobre o assunto.

“A gente vem treinando um pouco, mas não dá para ficar treinando sempre. Eu vou aproveitar aqui e dar uma ‘cornetada’. Eu vejo que alguns ex-jogadores falam que treinavam 50, 60 faltas a cada treino. Isso é mentira. Se você joga quarta e domingo, não tinha como bater. Joguei com o Alex no Coritiba, para mim um dos melhores cobradores de falta que já vi, e ele não treinava todos os dias. Hoje vejo ex-jogador falando que o atleta de hoje está preguiçoso, mas não dá para ficar fazendo. Então quando você ouvirem algum ex-atleta falando que treinava assim, eles estão tentando fazer um pouco de média”.

Além do gol anotado contra o Racing, Robinho acertou uma bola no travessão no clássico com o Atlético, vencido pelo Cruzeiro por 1 a 0, no Independência, pela nona rodada do Estadual. A confiança em alta faz o camisa 19 se candidatar a seguir cobrando faltas, mesmo sabendo que Thiago Neves tem um histórico mais positivo na jogada.

“Lá na Argentina já estava certo que eu ia bater. O Mano até me deu uma bronca porque o Egídio tinha batido a falta anterior (desperdiçou a cobrança), mas a gente treina sempre.
O Thiago bate melhor do que eu, mas eu estou confiante para bater. Se estiver bem posicionado, qualquer um aqui pode bater”.

Números

Dos atletas que vestem atualmente a camisa do Cruzeiro, Arrascaeta e Thiago Neves lideram a lista dos gols de falta a serviço do clube. Cada um contabiliza três tentos. Em seguida vêm Egídio e Robinho, com dois. Rafael Sobis e Fred, com um, completam a relação. Vale ressaltar que Fred, em sua primeira passagem na Toca (2004/2005), marcou outros quatro gols originados de faltas, mas em jogadas ensaiadas nas quais os companheiros rolavam a bola antes do arremate do centroavante à meta.

Gols de falta dos jogadores do elenco do Cruzeiro a serviço do clube:

Thiago Neves

1º - Cruzeiro 1x2 São Paulo – jogo de volta da quarta fase da Copa do Brasil (19/04/2017)
2º - Vasco 0x3 Cruzeiro – 18ª rodada do Campeonato Brasileiro (03/08/2017)
3º - Cruzeiro 4x0 Uberlândia – 3ª rodada do Campeonato Mineiro (24/01/2018)

Dos 19 gols, três foram de falta

Arrascaeta

1º - Cruzeiro 3x2 Campinense – jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil (05/05/2016)
2º - Santa Cruz 4x1 Cruzeiro – 3ª rodada do Campeonato Brasileiro (25/05/2016)
3º - Cruzeiro 8x2 Brasília – amistoso (25/01/2017)

Dos 38 gols, três foram de falta

Egídio

1º - Cruzeiro 1x0 Villa Nova – jogo de volta das semifinais do Mineiro (08/05/2013)
2º - Cruzeiro 2x1 Botafogo – 32ª rodada do Campeonato Brasileiro (02/11/2014)

De quatro gols, dois foram de falta

Robinho

1º - Villa Nova 1x2 Cruzeiro – 1ª rodada do Campeonato Mineiro (29/01/2017)
2º - Racing 4x2 Cruzeiro – 1ª rodada do Grupo 5 da Libertadores (27/02/2018)

De 19 gols, dois foram de falta

Rafael Sobis

1º - Tupi 0x4 Cruzeiro – 3ª rodada do Campeonato Mineiro (11/02/2017)

De 23 gols, um foi de falta

Fred

1º - Atlético 0x1 Cruzeiro – semifinal do Campeonato Mineiro (26/03/2005)

De 57 gols, um foi de falta

Obs: Fred fez quatro gols em jogadas ensaiadas de cobranças de falta, mas sem ser em tiro livre direto.
.