O departamento médico do Cruzeiro já deu aval para a presença de Raniel no jogo contra o Tupi, às 21h45 desta quarta-feira, no Estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora. Assim, a escalação do atacante dependerá da decisão do técnico Mano Menezes. Se o comandante entender que o melhor caminho é poupar o camisa 17 – que levou uma pancada no joelho direito durante a vitória sobre o Patrocinense por 2 a 0, no último sábado –, Rafael Marques e Sassá são as principais alternativas. Um dos responsáveis por municiar o setor ofensivo, o armador Robinho analisou as opções do ataque cruzeirense.
“Os três são grandes jogadores. O Sassá e o Raniel são mais próximos, ficam mais dentro da área e esperam a bola chegar. O Rafa é um jogador de lado de campo, que procura se movimentar e abre espaços. A gente está bem servido no ataque, graças a Deus”, disse Robinho, que, de maneira bem-humorada, deixou no ar a possibilidade de Fred, recém-recuperado de lesão muscular na panturrilha direita, ser convocado por Mano Menezes. “E tem o Fred também, né?! Vocês não sabem (se será ou não relacionado). Quem o Mano optar por convocar, vai nos ajudar a fazer gols”.
Líder isolado, com 29 pontos, o Cruzeiro encerrou a etapa classificatória do Campeonato Mineiro com 20 gols marcados e apenas dois sofridos. Contra o Patrocinese, nas quartas de final, contabilizou mais duas bolas na rede e chegou a 22 tentos. O time celeste é o detentor do melhor ataque da competição. O Tupi aparece em segundo, com 19. Dessa soma, boa parte foi anotada na vitória por 7 a 1 sobre o Democrata, pela 11ª rodada da primeira fase.
Para Robinho, a qualidade dos jogadores do Cruzeiro fará o Tupi adotar uma postura mais cautelosa na partida. Mesmo jogando em casa, o Galo Carijó, na opinião do camisa 19 azul, não tomará as rédeas do embate e priorizará os contragolpes.
“O Tupi deve esperar, acredito eu. Deve tentar jogar no contra-ataque. O Campeonato Mineiro é assim, as equipes vêm jogando dessa forma contra o Cruzeiro. Eles estão certos. Mas estamos preparados, porque o campeonato todo foi desse jeito”.
O meio-campista estrelado tem boas lembranças do Tupi. No confronto válido pela rodada de abertura do Estadual, ele marcou um dos gols da vitória por 2 a 0, no Mineirão. Na edição de 2017 do Mineiro, já havia deixado sua marca no duelo da terceira rodada, no Estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora. A Raposa ganhou por 4 a 0. A expectativa de Robinho é que a boa sequência seja mantida nesta quarta-feira.
“É verdade. O jogo passado foi bom. Acho que foi uma das melhores partidas que fizemos lá. Aqui também. É importante continuar nessa batida, fazendo gol. Essas comparações fazem parte do futebol. Espero continuar assim”.
Na semifinal do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro terá a vantagem de poder jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Essa regra também será aplicada na decisão, caso os comandados de Mano Menezes passem pelo Tupi.