O anúncio oficial foi realizado por meio das redes oficiais do Cruzeiro e de Itair Machado.
Na janela do início do ano, Raniel chegou a despertar interesse de outros grandes do futebol brasileiro. O Grêmio foi um dos que sondou a possibilidade de levar o atacante por empréstimo. O estafe do jogador iniciou a negociação pela renovação ainda na gestão de Gilvan de Pinho Tavares, que deixou a presidência do Cruzeiro em 31 de dezembro de 2017.
Embora a disputa por uma vaga no time titular seja grande, Raniel está no topo das opções de Mano Menezes. Ele foi o escolhido para substituir o titular Fred, que se lesionou, no clássico contra o Atlético, no último dia 4. Raniel decidiu o jogo marcando o único gol da vitória sobre o arquirrival, no Independência.
Raniel foi contratado pelo Cruzeiro em junho de 2016, ainda para as categorias de base, depois de se destacar com a camisa do Santa Cruz. Seis meses depois, teve 70% de seus direitos econômicos adquiridos pela Raposa. Ele foi promovido ao elenco profissional em 2017 e se destacou - foram 24 jogos e quatro gols marcados. Ele chegou a ser escalado por Mano Menezes como titular na final da Copa do Brasil. No total, o atacante já disputou 30 jogos e marcou cinco gols.