Além do Atlético, Fred não enfrentará URT (7 de março, no Mineirão) e Patrocinense (11 de março, em Patrocínio). O camisa 9 deverá retornar ao time nas quartas de final, que será realizada em jogo único, em Belo Horizonte, contra adversário a ser definido.
Em entrevista coletiva, o meia Robinho lamentou a ausência de Fred, mas disse que o Cruzeiro tem jogadores capacitados para substituí-lo, casos de Rafael Sobis e Raniel.
“Vai fazer falta. É um cara diferenciado, que prende os zagueiros e faz gols. Em jogos importantes é um cara decisivo também. A gente viu no ano passado que em todos os jogos contra a gente ele fez a diferença. Mas se você está no Cruzeiro, tem que estar preparado. Assim como eu sei que os atacantes estão. Como o Mano diz, as oportunidades sempre vão aparecer. Quem entrar, vai ter que dar conta do recado”.
Fred se machucou aos 5min do primeiro tempo do jogo contra o Racing, no estádio El Cilindro, em Avellaneda (ARG). Na partida, o técnico Mano Menezes colocou Rafael Sobis no lugar do centroavante, já que havia cortado Raniel do banco de reservas. O Cruzeiro até criou boas oportunidades sem a presença do camisa 9, mas desperdiçou as finalizações e falhou defensivamente. Como consequência, perdeu por 4 a 2 na estreia pelo Grupo 5 da Copa Libertadores.
O início de 2018 não tem sido tão positivo para Fred, que marcou apenas um gol em oito partidas. O artilheiro do grupo celeste na temporada é o meia Rafinha, com cinco gols.
.