Superesportes

COPA LIBERTADORES

Cruzeiro e Vasco vão medir forças na Copa Libertadores pela terceira vez na história

Último encontro foi há 20 anos, quando Vasco se sagrou campeão

Redação
Disputa de bola entre Bentinho, do Cruzeiro, e Mauro Galvão, do Vasco, na Libertadores de 1998 - Foto: 02/05/1998 - Gualter Naves/EM
Com a vitória por 3 a 2 nos pênaltis diante do Jorge Wilstermann – após revés 4 a 0 no tempo normal -, em Sucre-BOL, pela terceira fase, o Vasco assegurou presença no Grupo 5 da Copa Libertadores, composto ainda por Cruzeiro, Racing da Argentina e Universidad de Chile. Os confrontos entre os dois brasileiros estão marcados para os dias 4 de abril, no Mineirão, em Belo Horizonte, e 2 de maio, a princípio em São Januário, no Rio de Janeiro. Esta será a terceira vez na história que mineiros e cariocas vão se enfrentar pelo torneio.

Vingança

O primeiro encontro foi na edição de 1975. Campeão e vice do Brasileiro do ano anterior, Vasco e Cruzeiro mediram forças no Grupo 3, que ainda tinha Deportivo Cali e Atlético Nacional de Medellín, ambos da Colômbia. O time celeste liderou a chave, com sete pontos, e foi o único a se classificar para as semifinais, então disputadas em dois triangulares.

Nos confrontos diretos com o Vasco naquele grupo, o Cruzeiro venceu por 3 a 2 no Mineirão e empatou por 1 a 1 em São Januário.

Em 1975, Cruzeiro eliminou Vasco no Grupo 3 da Libertadores e vingou perda do título no ano anterior - Foto: Estado de Minas/Arquivo
Ao eliminar o Vasco, o Cruzeiro se vingou da perda do título brasileiro em 1974, quando foi prejudicado na grande final, no Maracanã, pela arbitragem do carioca Armando Marques.

Nas semifinais da Libertadores, o Cruzeiro caiu num grupo complicado, composto pelos argentinos Rosario Central e Independiente. O time vermelho de Avellaneda viria a ser o tetracampeão diante do Unión Española do Chile.

20 anos atrás

O Cruzeiro reencontrou o Vasco nas oitavas de final da Copa Libertadores de 1998. Por ter sido o campeão continental no ano anterior, o time celeste foi diretamente ao mata-mata. Os cruz-maltinos vinham de um segundo lugar do Grupo 2, liderado pelo Grêmio. 

O Vasco levou a melhor no confronto direto com o Cruzeiro ao vencer por 2 a 1 em São Januário e empatar sem gols no Mineirão. 
Alex Alves disputa bola com Felipe no duelo entre Cruzeiro e Vasco pelas oitavas de final de 1998 - Foto: 02/05/1998 - Gualter Naves/EM
Depois desse duelo, o Vasco eliminou o Grêmio nas quartas de final, o River Plate nas semifinais e conquistou a taça inédita ao bater o Barcelona de Guayaquil na decisão.
Carlos Germano, Mauro Galvão, Juninho Pernambucano, Felipe, Luizão e Donizete Pantera foram alguns dos destaques cariocas na campanha. 

Copa Libertadores de 1975

Grupo 3 

23/02/1975 – Cruzeiro 3 x 2 Vasco – Mineirão, em Belo Horizonte
Gols do Cruzeiro: Palhinha (2) e Nelinho (de falta)
Gols do Vasco: Jair Pereira e Roberto Dinamite

23/03/1975 - Vasco 1 x 1 Cruzeiro – São Januário, no Rio de Janeiro
Gol do Vasco: Luiz Carlos
Gol do Cruzeiro: Vanderlei

Copa Libertadores de 1998

Oitavas de final 

15/04/1998 – Vasco 2 x 1 Cruzeiro – São Januário, no Rio de Janeiro
Gol do Cruzeiro: Marcelo Ramos
Gols do Vasco: Luizão e Donizete

02/05/1998 – Cruzeiro 0 x 0 Vasco – Mineirão, em Belo Horizonte


.