Nas vitórias celestes sobre Tupi (2 a 0, no Mineirão, em 17/1), Uberlândia (4 a 0, no Mineirão, em 24/1) e Tombense (2 a 1, no Ipatingão, em 27/1), o camisa 18 balançou a rede e por isso se estabeleceu como artilheiro do Campeonato Mineiro. Ele, que já era prestigiado pelo treinador, ganhou mais motivos para permanecer na equipe titular em meio aos concorrentes de peso no grupo de 2018.
Em função do início arrasador, Rafinha já superou os números alcançados em suas duas temporadas anteriores na Raposa. Contratado em junho de 2016, o meio-campista contabilizou dois gols em 21 partidas no primeiro ano. Já em 2017, marcou três vezes em 55 apresentações.
Rafinha, que soma nove gols e seis assistências em 80 jogos pelo Cruzeiro, enfrentou cobranças de parte dos torcedores justamente por não ser tão goleador quanto colegas de posição como Thiago Neves, Arrascaeta e Robinho. O meia anotou seu primeiro tento pelo clube somente na sétima partida. O segundo veio no 14º jogo; o terceiro no 57º; o quarto no 60º; e o quinto no 64º. Assim permaneceu até completar 76 partidas no encerramento da temporada 2017.
Em 2018, Rafinha foi pretendido pelo Vasco, mas conversou com o técnico Mano Menezes e decidiu permanecer no Cruzeiro. O treinador não pretendia abrir mão de um jogador voluntarioso e que cumpre todas as obrigações táticas que lhes são atribuídas.
Agora, Rafinha virou também um especialista em balançar a rede. Contra o Uberlândia, por exemplo, precisou de apenas 20 minutos em campo para fazer dois gols que saíram de belas trocas de passes. Ele entrara aos 25min do segundo tempo no lugar de Arrascaeta.
Ao mesmo tempo em que talvez seja o jogador que mais corre no Cruzeiro, Rafinha é um dos mais experientes. Em 4 de agosto, fará 35 anos. Apenas Fábio (37) e Rafael Marques (completará 35 em 27 de maio) são mais velhos. O técnico Mano Menezes elogiou a longevidade e o momento pessoal do camisa 18.
"Hoje você constrói uma carreira mais longa. Vocês (imprensa) me perguntaram lá no início da temporada se o Cruzeiro não estava com uma faixa etária muito alta e eu disse que hoje vivemos uma nova realidade. Trinta e poucos anos o jogador não é mais velho. O Rafinha está entre esses jogadores. Futebol tem momentos especiais. E como diz o Thiago Neves: temos que pegar a bola e enfiar no Rafinha para aproveitar esse momento dele, está fazendo muitos gols, e a gente não tem preferência. Quem fizer para o Cruzeiro está de bom tamanho”.
Recentemente, a diretoria do Cruzeiro prorrogou o contrato de Rafinha. O vínculo que venceria no fim do ano foi renovado até dezembro de 2019.
O clube pelo qual o meia mais balançou a rede foi o Coritiba. Entre 2010 e 2013 foram 42 gols em 185 partidas.
Números de Rafinha pelo Cruzeiro:
2016 - 21 jogos e 2 gols
2017 - 55 jogos e 3 gols
2018 - 4 jogos e 4 gols.