O Cruzeiro inscreveu na tarde desta terça-feira mais quatro jogadores no Boletim Informativo Diário da CBF. O lateral-direito Edilson, o lateral-esquerdo Egídio, o volante Bruno Silva e o atacante Fred tiveram as situações normalizadas e estão à disposição do técnico Mano Menezes. Nessa segunda, o nome do também lateral-esquerdo Marcelo Hermes já havia aparecido no BID.
O primeiro passo para a regularização de Fred foi dado às 16h57 desta terça-feira. A CBF publicou no BID a rescisão contratual entre o jogador e o Atlético. O Cruzeiro, por sua vez, ajustou a sua parte uma hora depois.
Antes mesmo da regularização do contrato de Fred, o técnico Mano Menezes já mostrava otimismo em ter o camisa 9 na partida contra o Tupi, às 21h45 desta quarta-feira, no Mineirão, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
“Existe uma boa possibilidade de o Fred estar em campo, as coisas estão caminhando”, disse o treinador, em coletiva antes da atividade na Toca da Raposa II.
No momento da rescisão com Fred, ainda em dezembro de 2017, o Atlético estipulou uma cláusula em que o jogador deveria pagar multa de R$ 10 milhões se assinasse com a Raposa em 2018. Ciente disso, o clube celeste admitiu ser responsável solidário na sanção e fechou um vínculo de três anos, até dezembro de 2020.
Resta agora ao Cruzeiro registrar os contratos do meia Mancuello e do atacante David. Porém, não há pressa em relação a esses dois jogadores. O primeiro, adquirido ao Flamengo (US$ 1,8 milhão por 60% dos direitos), chegou a Belo Horizonte nesta terça-feira e ainda fará exames antes de assinar por três anos. Já o segundo, oriundo do Vitória (2,5 milhões de euros por 70% dos direitos), está em tratamento de lesão na coxa direita.
Após inscrição no BID, Fred mandou recado à torcida. Assista! (Divulgação/Cruzeiro)
Ele está de volta para casa e tem um reencontro marcado com a Nação Azul!
Fred deixa seu recado e convoca a maior torcida de Minas Gerais, uma das mais apaixonadas do mundo, para o jogo desta quarta, contra o Tupi, no Mineirão.
Em 2018, Fred terá o desafio de manter a escrita de sempre balançar a rede em estreias por clubes em partidas oficiais. Foi assim por América, Cruzeiro (primeira passagem), Lyon-FRA, Fluminense e Atlético. Veja, abaixo, todos os eventos.
26/1/2003: América 2x1 Guarani (Campeonato Mineiro) - 1 gol
5/8/2004: Cruzeiro 2x0 Internacional (Campeonato Brasileiro) - 1 gol
12/6/2016: Atlético 2x3 Cruzeiro (Campeonato Brasileiro) - 1 gol
Na entrevista que concedeu no dia de sua apresentação, em 4 de janeiro, Fred já havia manifestado o desejo de balançar a rede diante do Tupi. "Vou dar a vida para fazer os gols, principalmente na estreia. Quero marcar diante da minha torcida. Pesou o coração, a camisa e principalmente o grupo, a torcida. Não olhei só para a Libertadores. Apesar de ser a competição mais importante para a gente, o pacote inteiro eu peguei e abracei".
Em sua primeira passagem pelo Cruzeiro, que durou um ano (ago/2004 a ago/2005), Fred disputou 71 jogos e marcou 56 gols, dos quais 40 foram apenas em 2005. O feito atingido há quase 13 anos foi tão representativo que ao longo da história quase centenária do Cruzeiro apenas Tostão (40 gols em 1967) e Ninão (51 gols em 1928 e 48 gols em 1929) conseguiram igualar ou romper a barreira dos 40 tentos na mesma temporada.