
"É lógico que a experiência é importante. Fred tem 34 anos, Edilson, 31. São posições que está em falta no mercado. Atacantes o futebol brasileiro tem importado vários da América do Sul. Lateral também. O Palmeiras veio buscar jogador aqui, nós buscamos Edison no Grêmio. As opções não são muitas", comentou o diretor de futebol, Marcelo Djian, à reportagem.
O clube deixou claro que aposta alto na disputa da Libertadores pelo perfil dos contratados. Dos seis nomes anunciados pelo presidente Wagner Pires de Sá, alguns ainda em processo final de transação, quatro são “trintões”: o lateral-direito Edílson, campeão do torneio continental com o Grêmio, tem 31, mesma idade de Egídio, que retorna depois de conquistar um Brasileiro e uma Copa do Brasil pelo Palmeiras; e do volante Bruno Silva, que disputou o último torneio continental pelo Botafogo. Fecha a lista o centroavante Fred, de 34 anos, que volta à Raposa depois de 13 anos.
Os quatro chegam ao Cruzeiro com status de titular em uma formação que tem a espinha dorsal formada por jogadores experientes, a começar pelo goleiro e capitão Fábio, de 37 anos, que inicia hoje sua 14ª temporada consecutiva no clube. Na zaga, com a espera pelo zagueiro Dedé e aprimoramento físico de Manoel, é bem provável que Leo comece jogando. O defensor de Contagem completa 30 anos em 30 de janeiro.
A marcação no meio-campo ficará por conta de Henrique, de 32 anos, e Ariel Cabral, de 30, que podem receber a companhia de Bruno Silva, de 31, que aguarda a solução do imbróglio entre Cruzeiro, Botafogo (que detém 40% dos direitos econômicos) e Ponte Preta (dona dos outros 60%). Outros dois atletas de confiança de Mano estão à disposição no meio-campo: Rafinha, de 34, e Robinho, de 30.
No setor ofensivo, a experiência também chama a atenção. Aos 32 anos, Thiago Neves, destaque celeste na última temporada, dividirá os holofotes com Fred, que veste outra vez a camisa do time que defendeu em 2004 e 2005, com 53 gols em 71 partidas. Os dois e Rafael Sobis, de 32, voltam a reeditar o trio que levou o Fluminense ao título carioca e brasileiro em 2012. Além deles, o zagueiro Digão, que completa 30 anos em maio, estava no grupo que conquistou o troféu nacional.
Trintões
Fábio, goleiro, 37 anos
Fred*, atacante, 34 anos
Rafinha, meia-atacante, 34 anos
Henrique, volante, 32 anos
Thiago Neves, armador, 32 anos
Rafael Sobis, atacante, 32 anos
Edílson*, lateral-direito, 31 anos
Egídio*, lateral-esquerdo, 31 anos
Bruno Silva*, volante, 31 anos
Robinho, meio-campista, 30 anos
Ariel Cabral, volante, 30 anos
Leo**, zagueiro, 29 anos
Digão**, zagueiro, 29 anos
* Contratações para a temporada
** Completam 30 anos ao longo do ano