A diretoria do Cruzeiro procurou o São Paulo e perguntou se Lucas Pratto estava à venda. Ouviu a resposta negativa do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. O argentino continuará no Morumbi, já que o Tricolor desembolsou mais de R$ 20 milhões ao Atlético por 50% de seus direitos econômicos. O clube celeste, então, partiu para outras alternativas visando ao ano de 2018. E nessa procura por um novo camisa 9, já recebeu algumas sugestões no mercado da bola.
Um dos atletas oferecidos é Fernandão, de 30 anos, que pertence ao Fenerbahçe. Embora tenha contrato com o clube turco até junho de 2019, o jogador não teria dificuldades para retornar ao Brasil, uma vez que não vive bom momento no país. Nesta temporada, ele entrou em campo apenas uma vez, na vitória de sua equipe sobre o Yeni Malatyaspor por 3 a 1, em 15 de outubro, pela oitava rodada do Campeonato Turco. Fernandão substituiu o espanhol Roberto Soldado aos 19min do segundo tempo.
O que faria o Cruzeiro crer que uma eventual negociação daria bons frutos? A performance anterior de Fernandão na Turquia. Em 2016/2017, o centroavante de 1,92m marcou 12 gols em 25 jogos. Na temporada 2015/2016 – a primeira a serviço do Fenerbahçe –, contabilizou 25 tentos em 55 apresentações. Na Liga Europa, competição de nível mais elevado, foram quatro bolas na rede em nove jogos.
Fernandão também brilhou a serviço do Bursaspor, seu primeiro time na Turquia. Em 2014/2015, destacou-se ao terminar o Campeonato Turco como artilheiro, com 22 gols marcados. A equipe esteve perto de se classificar para a Liga Europa – terminou com os mesmos 57 pontos do Trabzonspor e levou desvantagem no saldo de gols: 38 a 19.
A melhor passagem de Fernandão no futebol brasileiro foi em 2013, quando atuou pelo Bahia. Em 34 jogos, marcou 15 gols no Campeonato Brasileiro. Apenas Ederson, do Atlético-PR (21); Hernane, do Flamengo (16); e Dinei, do Vitória (16) ficaram acima na lista de artilheiros.
Outro atacante sugerido à cúpula azul e branca é estrangeiro, mas conhece bem o futebol brasileiro. O argentino Hernán Barcos, de 33 anos, passou por Palmeiras, de 2012 a 2013, e Grêmio, entre 2014 e 2015. No alviverde foram 61 jogos e 31 gols. No Tricolor gaúcho, atingiu 45 gols em 113 partidas.
Barcos vestiu a camisa da LDU de Quito em 2017, emprestado pelo Sporting de Portugal. Mesmo com seu time fazendo campanha apenas razoável no Campeonato Equatoriano, o centroavante marcou 20 gols em 30 partidas na competição. E na Copa Sul-Americana, chegou a três gols em seis jogos.
No vídeo acima, um dos gols marcados por Barcos na vitória da LDU sobre o Clan Juvenil, pelo Campeonato Equatoriano
No vídeo acima, um dos gols marcados por Barcos na vitória da LDU sobre o Clan Juvenil, pelo Campeonato Equatoriano
Segundo apurou a reportagem, o experiente atacante se interessaria em jogar no Cruzeiro, sobretudo pela presença na Copa Libertadores da América em 2018. E ele tem o perfil exigido pelo técnico Mano Menezes: sabe se posicionar dentro da grande área, mas também procura se movimentar fora dela.
O Sporting não deverá renovar o contrato de Barcos, que ficará livre no mercado a partir de janeiro de 2018.
Outros nomes
Há algum tempo, o santista Ricardo Oliveira teve o nome sugerido ao Cruzeiro – fato admitido pelo próprio vice-presidente de futebol Itair Machado –, mas a idade avançada (37 anos) foi empecilho para o negócio. Desde que retornou ao Peixe, em janeiro de 2015, o centroavante anotou 71 gols em 140 jogos. Também foi cogitado o retorno do boliviano Marcelo Moreno, maior artilheiro estrangeiro da história da Raposa (45 gols em 93 jogos), mas o jogador deve permanecer no futebol chinês. Em 2017, ele marcou 23 gols em 29 apresentações no Wuhan Zall e terminou a Segunda Divisão Chinesa na condição de artilheiro.
O elenco de Mano Menezes conta com Sassá e Raniel para a posição em 2018. O primeiro marcou sete gols em 17 jogos pelo Cruzeiro em 2017. O segundo foi às redes quatro vezes em 23 jogos. Uma terceira alternativa no grupo é Rafael Sobis, que tem no currículo dois títulos e um vice-campeonato de Copa Libertadores. O camisa 7, no entanto, destaca-se atuando um pouco mais recuado, quase numa função de meia.
. O elenco de Mano Menezes conta com Sassá e Raniel para a posição em 2018. O primeiro marcou sete gols em 17 jogos pelo Cruzeiro em 2017. O segundo foi às redes quatro vezes em 23 jogos. Uma terceira alternativa no grupo é Rafael Sobis, que tem no currículo dois títulos e um vice-campeonato de Copa Libertadores. O camisa 7, no entanto, destaca-se atuando um pouco mais recuado, quase numa função de meia.