Pretendido pelo Cruzeiro, o meia-atacante Lautaro Acosta, do Lanús, recebeu na noite dessa segunda-feira o Prêmio Alumni como melhor jogador do futebol argentino na temporada 2016/2017. Ele concorreu com Darío Benedetto, do Boca Juniors, e Leo Ponzio, do River.
Atacante de velocidade e habilidade, Acosta foi um dos destaques do elenco do Lanús que chegou à final da Copa Libertadores de 2017 (perdeu para o Grêmio). Em 14 jogos na competição, o camisa 7 marcou três gols e deu três assistências.
Já no Campeonato Argentino, no qual o Lanús alcançou a oitava posição, com 50 pontos, Laucha marcou cinco gols e contribuiu com uma assistência em 23 apresentações.
O bom rendimento do jogador rendeu convocações para a Seleção Argentina. Acosta vestiu a camisa alviceleste em duas partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018: empates com Uruguai (0 a 0, no Estádio Centenário, pela 15ª rodada) e Venezuela (1 a 1, no Monumental de Núñez, pela 16ª rodada).
Ídolo do Lanús, que o revelou para o futebol, Laucha ganhará em breve uma estatua de bronze, que deverá ser instalada na sede do clube. Em 220 jogos pelo clube grená, o atacante marcou 39 gols.
O interesse do Cruzeiro por Lautaro Acosta foi antecipado pelo Superesportes em 21 de novembro
. Segundo apurou a reportagem, o atleta condiciona uma saída a uma compensação ao Lanús, seja financeira – na casa de US$ 2 milhões (R$ 6,5 milhões) – ou de participação em direitos econômicos. Seu contrato atual vai até junho de 2018.Depois da notícia sobre a observação do Cruzeiro, Internacional e Grêmio também manifestaram o interesse no jogador de 29 anos, que ao longo da carreira passou por Racing Santander e Sevilla, da Espanha, e Boca Juniors.