Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com 10 dias a menos de preparação, Cruzeiro antecipa pré-temporada de 2018

clube adianta exames e pede a atletas que mantenham atividades nas férias

postado em 01/12/2017 11:00 / atualizado em 01/12/2017 10:01

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Com calendário apertado em função da Copa do Mundo de 2018, do aumento de uma data no Campeonato Mineiro e da disputa da Libertadores, o Cruzeiro tenta otimizar o tempo. Como terá apenas duas semanas de pré-temporada antes da estreia em 2018, a comissão técnica antecipou a realização de alguns exames e testes, permitindo que os dias livres sejam usados para condicionamento físico e os primeiros trabalhos com bola.

Ontem, por exemplo, os atletas realizaram exames de sangue e oftalmológicos. Também já foram feitos testes cardiológicos e odontológicos. “O tempo será muito curto e precisamos aproveitá-lo da melhor forma possível. Assim, se algum jogador já apontar algum problema, como uma cárie, já usará as férias para tratar, não perderá período de treino para fazer isso”, explica o médico Wallace Espada.

Outro ponto importante visando à próxima temporada é o comportamento nas férias. Os jogadores celestes estão orientados a descansar, mas não a ficar completamente inativos, facilitando a retomada a partir de 3 de janeiro, quando está marcado o início da pré-temporada.

“Hoje, no esporte de alto rendimento, já não se aceita jogador retornar das férias com percentual de gordura muito mais alto que o considerado ideal. Então, eles não devem relaxar totalmente, precisam se manter ativos”, diz Espada.

Mesmo os jogadores que entrarão em férias necessitando de tratamento médico vêm tendo atenção especial da comissão técnica. Eles têm alguns procedimentos a serem seguidos nos dias de descanso, também podendo retornar em condição de se condicionar rapidamente. Os atletas demonstram estar conscientes dos cuidados. “Fazer os exames agora é bom. Você adianta e começa bem a pré-temporada, que será curta”, afirma o zagueiro Murilo, que pretende passar férias na Bahia, ao lado da família.

TREINO E JOGO A estreia do Cruzeiro em 2018 será em 17 de janeiro, às 21h45, quando recebe o Tupi, no Mineirão, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. Para termos de comparação, este ano o time celeste teve 10 dias a mais de pré-temporada, levando-se em conta a data de reapresentação e a estreia, também no Estadual.

Por isso, o período de preparação do ano que vem deverá se estender aos primeiros compromissos oficiais. Ao menos a base da equipe está mantida, o que facilitará o trabalho do técnico Mano Menezes e seus comandados, ainda que reforços sejam aguardados.

“É bom que os jogadores já saibam como o time joga. Assim, mesmo que você troque peças, não muda muito a forma de atuar”, costuma dizer Mano Menezes.

O treinador esteve em viagem particular a Portugal nesta semana e é aguardado de volta hoje, na Toca da Raposa II. Ele vai dar os toques finais na preparação para o jogo com o Botafogo, o último do ano, domingo, às 17h, no Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Até agora, o auxiliar Sidnei Lobo vinha sendo o responsável por comandar os treinamentos.

76
jogos fará o Cruzeiro em 2018 se disputar o título de todas as competições (*)

(*) Número poderá subir se o clube disputar a Primeira Liga

Tags: interiormg cruzeiro