Superesportes

CRUZEIRO

Mano Menezes se reunirá com nova diretoria para acelerar planejamento de 2018

Técnico se sentará nesta terça com futuro vice de futebol

Redação
Mano Menezes se reunirá nesta terça com Itair Machado para discutir reforços e possíveis saídas - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
A reapresentação dos jogadores do Cruzeiro está marcada para quarta-feira à tarde, mas o técnico Mano Menezes voltará ao batente mais cedo. Nesta terça-feira, ele se reunirá com o futuro vice-presidente de futebol, Itair Machado, para conversar sobre reforços e acelerar o planejamento para 2018. A pauta também tratará de atletas que podem ser envolvidos em negociações.

O Cruzeiro tem como prioridade a contratação de laterais e de atacantes. Ainda assim, pode também apresentar novidades para o meio-campo no decorrer da janela de transferências. 

Embora conte hoje com Ezequiel e Rafael Galhardo para a lateral direita, o Cruzeiro busca no mercado um nome para assumir a posição. O preferido da nova diretoria e da comissão técnica é Rafinha, de 32 anos, que tende a rescindir o seu vínculo com o Bayern de Munique em janeiro. Nos últimos dias, o Palmeiras entrou no negócio e se tornou o principal concorrente celeste. O São Paulo também sonha com o jogador.

Para a lateral esquerda, dois novos jogadores serão contratados. Titular nesta temporada, Diogo Barbosa foi negociado com o Palmeiras.
Por sua vez, Bryan não deve seguir no grupo em 2018. Os nomes mais cotados para chegar à Toca da Raposa em janeiro são Egídio e Carleto, em fins de contrato com Palmeiras e Coritiba, respectivamente.

Em relação ao meio-campo, há conversas em duas frentes. A nova diretoria discute a viabilidade de manter o volante Hudson, de 29 anos, que tem direitos fixados em 1,5 milhão de euros pelo São Paulo. Hoje, o preço é considerado fora da realidade. Além disso, é preciso discutir novas bases salariais com o atleta. Esse tema será tratado na quarta-feira, em encontro agendado com Luciano Couto, representante do meio-campista. Paralelamente, o Cruzeiro tenta se acertar com o Botafogo para fechar a contratação do Bruno Silva, de 31 anos, capaz de atuar na contenção e na armação pela direita. Já há um acordo salarial com o jogador. O problema é que o vínculo dele no Rio vai até dezembro de 2018.

Reforçar o ataque é outra prioridade da direção e de Mano Menezes. O perfil mais visado é de um centroavante de mobilidade, com condições de executar também funções fora da grande área. O Cruzeiro também monitora jogadores velozes, que atuam abertos. Roger Guedes, fora dos planos do Palmeiras, é um dos nomes ventilados. Presidente eleito para o triênio 2018/20, Wagner Pires de Sá admitiu que estuda também o mercado argentino. 

Paralelamente, Itair Machado e Mano Menezes terão que avançar as discussões sobre nomes que estão fora dos planos.
Alguns precisarão ser recolocados no mercado nacional e internacional, enquanto outros poderão se tornar moedas de troca estratégicas. 

Em relação a vendas, o Cruzeiro teve ofertas pelo zagueiro Murilo, vinda do futebol italiano, e pelo atacante Rafael Sobis, do Querétaro do México. Nenhuma delas evoluiu. 

O fato é que, com os cofres vazios, dívidas salariais e pendências judiciais na Fifa relativas a compras não quitadas, o Cruzeiro terá que reduzir investimentos e o tamanho de sua folha salarial. Apesar disso, o discurso da nova diretoria é que Mano Menezes receberá reforços importantes para a disputa da Copa Libertadores, carro-chefe na próxima temporada.
.