O Cruzeiro segue aguardando para os próximos dias a proposta de US$2 milhões do Querétaro-MEX por Rafael Sobis. O clube do México já acertou bases salariais e tempo de contrato com o estafe do atacante, mas aguarda o fim de uma reestruturação na diretoria para apresentar a oferta oficial ao presidente Gilvan de Pinho Tavares. Homem forte do futebol do Cruzeiro a partir de janeiro, Itair Machado explicou a situação ao Superesportes.
“Seguimos aguardando a proposta oficial. O clube lá trocou grande parte da diretoria, mas um dos executivos que ficou foi que se interessou pelo Rafael. Estão aguardando o fim dessa confusão lá para oficializar a oferta. Estamos otimistas que logo essa proposta chegará ao presidente Gilvan”, disse.
Na penúltima colocação do Campeonato Mexicano, com 12 pontos, o Querétaro demitiu na última semana o diretor de futebol, Joaquín Beltrán, o presidente administrativo, Arturo Villanueva, e o técnico Jaime Lozano. Como os novos dirigentes ainda não foram anunciados, as negociações em andamento no clube acabaram estagnadas. Apesar disso, o estafe de Sobis também está otimista com a conclusão das negociações.
Rafael Sobis desfalcou o Cruzeiro no empate por 2 a 2 com o Palmeiras, nessa segunda-feira. Segundo o clube, porém, a ausência não aconteceu em função das negociações, mas por causa de um desgaste numa articulação. O camisa 7 não participa dos treinamentos do time na Toca da Raposa II desde que as tratativas foram noticiadas pelo Superesportes.
Histórico
Contratado pelo Cruzeiro ao Tigres-MEX em junho de 2016, Rafael Sobis chegou à Toca da Raposa II em momento complicado. Treinado à época pelo português Paulo Bento, o time lutava contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na estreia de Sobis, a equipe celeste perdeu para o Atlético-PR por 3 a 0, pela 14ª rodada, no Mineirão.
O melhor momento do camisa 7 no ano passado foi contra o Internacional, seu ex-clube. No Independência, ele marcou três gols na vitória azul por 4 a 2, pela 18ª rodada, e ajudou de maneira significativa a encerrar a série de quatro tropeços seguidos na Série A.
Na sequência, o atacante caiu de produção e chegou a ficar 18 partidas sem balançar a rede. Na temporada, marcou quatro gols em 28 apresentações. O Cruzeiro, por sua vez, encerrou o Brasileiro em 12º lugar, com 51 pontos, e alcançou a semifinal da Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Grêmio.
Embora ocupe o posto de artilheiro do time em 2017, com 16 gols em 49 jogos, e tenha sido artilheiro do elenco na conquista da Copa do Brasil (5 gols), Sobis é alvo constante de críticas da torcida. Mesmo atuando com frequência, ele ficou por 17 partidas sem balançar a rede e em algumas apresentações nem sequer chutou a gol. O rendimento abaixo do esperado pode abreviar a trajetória do gaúcho na Toca II. Ele tem contrato até dezembro de 2019.