
A nova diretoria já tem ciência de como se desenhará o primeiro semestre da próxima temporada. A Conmebol e a Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgaram os calendários sul-americano e regional, respectivamente. O mesmo ocorreu com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação às competições nacionais.
Saiba mais
Cruzeiro recusa oferta de clube de médio porte da Itália por Murilo; veja detalhes Em votação na FMF, clubes alteram formato de disputa do Campeonato Mineiro de 2018 Cruzeiro carimba passaporte após título e se junta a outros 14 clubes na Libertadores'2018 Datas são divulgadas, e Copa Libertadores pode ter decisão no fim de semana
As datas dos confrontos só serão conhecidas após sorteio da Conmebol, que deve ocorrer no fim do ano, para definir os grupos.
Certo é que o clube precisará acelerar a pré-temporada, pois o Estadual começará em 17 de janeiro, 12 dias antes do pontapé inicial neste ano. Foi no dia 29 de janeiro que o Cruzeiro jogou o 1º jogo da fase inicial do Campeonato Mineiro de 2017, contra o Villa Nova, no Mineirão. O Mineiro terá 16 datas – a novidade será a volta das quartas de final - e tem previsão de acabar no dia 8 de abril.
Por causa da Copa do Mundo, o calendário do Campeonato Brasileiro também será antecipado. Se nesta temporada a Série A teve início no dia 13 de maio, em 2018 será em 15 de abril. Durante o Mundial, não haverá jogos do Nacional.
Por outro lado, a tendência é que a Copa Primeira Liga ocorra durante a Copa do Mundo, para que os clubes não percam o 'pique' durante o Mundial. Se não houver consenso entre os clubes, a competição pode ficar fora do calendário de 2018.