A 12 pontos do líder Corinthians, o Cruzeiro não tem muitas pretensões no Campeonato Brasileiro, pois já está garantido na Copa Libertadores de 2018 por intermédio do título da Copa do Brasil. No entanto, o time celeste (6º, com 47) será o "fiel da balança" nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), em confronto contra o Palmeiras (2º, com 53) no Allianz Parque, pela 31ª rodada. Se perder, permitirá que o adversário dependa somente das próprias forças para ser campeão. Caso ganhe, deixará o líder Corinthians aliviado e poderá pensar em posições melhores na competição. Um eventual empate não altera as situações dos clubes na tabela.
A briga pelo título nacional ficou aberta por causa da derrota do Corinthians por 1 a 0 nesse domingo, no Moisés Lucarelli, em Campinas. No sábado, o Santos (3º, com 53) foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 1 no Pacaembu. O Palmeiras, portanto, foi beneficiado na rodada e agora precisa fazer sua parte. Mas o Cruzeiro quer terminar bem o ano e tentará dificultar ao máximo a missão do adversário. É o que diz o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, algoz dos paulistas nas quartas de final da Copa do Brasil - marcou o gol que classificou a Raposa no empate por 1 a 1, no Mineirão.
"Temos oito jogos no Campeonato Brasileiro. Não existe férias. O Cruzeiro sempre vai entrar para vencer e precisa ficar em uma colocação adequada para o Clube, que é gigante. Temos nossas metas, mesmo com a conquista da Copa do Brasil. Vamos em busca das vitórias para deixarmos o Cruzeiro na melhor colocação possível. O Campeonato Brasileiro é muito importante e temos que pensar em colocar o clube no topo sempre", disse o camisa 6, que lembrou da atuação do dia 26 de julho.
"Nos saímos melhores que eles nessas partidas anteriores e vamos fazer de tudo para que na segunda-feira também seja assim. É um jogo que me traz lembranças boas pela classificação e pelo meu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro. Que siga assim e possamos trazer a vitória para Belo Horizonte".
O técnico Mano Menezes manda a campo duas novidades em relação à derrota de domingo retrasado para o Atlético, por 3 a 1, no Mineirão. Saem o meia-atacante Alisson e o volante Hudson, machucados, e entram Lucas Romero e Rafael Marques. Este último terá a missão de ser a referência no ataque. Seus números até aqui são modestos: apenas um gol em 16 jogos. No banco de reservas, o atacante Jonata, de 19 anos, será opção. Emprestado pelo CRB de Alagoas até o começo de 2018, o prata da casa foi artilheiro do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro Sub-20, com cinco gols. Com 1,88m de altura, tem como grande virtude o cabeceio.
“Isso significa muito. É o momento mais importante da minha vida poder fazer ser relacionado no elenco principal do Cruzeiro. Tudo isso em tão pouco tempo é uma emoção muito grande. Estou muito feliz, assim como meus familiares, amigos e minha esposa. Todos estão muito contentes com esse momento da minha vida. Não dá para descrever a emoção de estar aqui. Só tenho a agradecer todos da comissão lá da base, meus companheiros, os jogadores aqui do principal e o professor Mano pela oportunidade. Sou muito grato ao clube”, disse Jonata, ao site oficial do Cruzeiro.
Ganhar em São Paulo seria de extrema importância para o grupo celeste, que vem de derrotas seguidas para Atlético e Coritiba. O possível triunfo faria o time recuperar o quinto lugar, atualmente ocupado pelo Botafogo após o empate sem gols com o Atlético, nesse domingo, no Independência.
Ganhar em São Paulo seria de extrema importância para o grupo celeste, que vem de derrotas seguidas para Atlético e Coritiba. O possível triunfo faria o time recuperar o quinto lugar, atualmente ocupado pelo Botafogo após o empate sem gols com o Atlético, nesse domingo, no Independência.
Palmeiras
O Corinthians, que já foi considerado virtual campeão ao abrir 13 pontos de diferença sobre o segundo colocado, pode sucumbir no Brasileiro justamente diante do maior rival. Para ser líder, o Palmeiras precisa ganhar do Cruzeiro nesta segunda-feira e superar o Timão no clássico marcado para o próximo domingo, às 17h, no Itaquerão. Esse cenário deixaria o Verdão com os mesmos 59 pontos do alvinegro, mas em vantagem no número de vitórias.
Desde que foi efetivado no comando do Palmeiras após a demissão de Cuca, Alberto Valentim emplacou três vitórias seguidas: Atlético-GO (fora, 3 a 1), Ponte Preta (casa, 2 a 0) e Grêmio (fora, 3 a 1). Uma arrancada em busca do segundo troféu consecutivo do Brasileiro por pontos corridos certamente prestigiaria o treinador para a continuidade do trabalho em 2018. Poucos se lembram, mas há uma ligação entre o profissional palmeirense e o Cruzeiro. Ex-lateral-direito, Alberto era reserva de Vitor no time que perdeu por 2 a 0 para o Borussia Dortmund na final do Mundial de Clubes de 1997.
PALMEIRAS X CRUZEIRO
PALMEIRAS
Fernando Prass; Mayke, Edu Dracena, Juninho (Mina) e Egídio; Jean (Thiago Santos), Tchê Tchê e Moisés; Keno, Dudu e Borja
Técnico: Alberto Valentim
CRUZEIRO
Fábio; Ezequiel, Manoel, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Romero, Rafinha, Thiago Neves e Arrascaeta; Rafael Marques
Fábio; Ezequiel, Manoel, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Romero, Rafinha, Thiago Neves e Arrascaeta; Rafael Marques
Técnico: Mano Menezes
Motivo: 31ª rodada do Brasileiro
Estádio: Allianz Parque
Data: segunda-feira, 30 de outubro de 2017
Horário: 20h
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes (SC)
Assistentes adicionais: Célio Amorim e Edson da Silva (SC)
Pendurados: Diogo Barbosa, Ezequiel, Lucas Romero e Rafinha
.