“Eu que parabenizo o presidente que deixará o Cruzeiro dono de 81%, em média, do passe dos 144 atletas da base! Orgulho de fazer parte disso!”, disse Assunção em publicação respondendo a mensagem de Gilvan de Pinho Tavares. Por meio do site oficial do clube, o presidente felicitou os tetracampeões do Brasileiro Sub-20 e fez um agradecimento especial a todos os diretores que caminharam com ele na trajetória.
Além dos troféus e das revelações, a gestão de Gilvan de Pinho Tavares tinha como objetivo no início do mandato, em 2012, fazer todo esforço para manter o máximo possível dos percentuais das jovens promessas com o Cruzeiro. Um dos casos que ficou marcado para o mandatário foi a negociação de Lucas Silva, formado na Toca I, com o Real Madrid, em janeiro de 2015. O clube tinha apenas 10% dos direitos do volante e precisou fazer inúmeras tratativas com os ‘parceiros’ para conseguir parte maior do valor da transferência.
Em abril deste ano, para ampliar a transparência, a direção do Cruzeiro divulgou sua participação em direitos econômicos de todos os atletas com vínculo profissional com o clube. Os jogadores que aparecem no documento (clique para ler) são referentes até 31 de dezembro de 2016. Portanto, atletas cujos contratos foram fechados em 2017 não aparecem na lista.
O troféu do Campeonato Brasileiro Sub-20 conquistado nessa sexta foi o quarto do Cruzeiro na competição. O clube já havia ganhado as edições de 2007, 2010 e 2012. Com isso, a vantagem na condição de grande campeão do torneio ficou ainda maior. Internacional e Grêmio venceram duas vezes. Fluminense, América, Corinthians e Botafogo têm um troféu cada.
.