
Saiba mais
Entrevista exclusiva: Tinga abre o jogo sobre saída do Cruzeiro, avalia mudanças na diretoria e comenta planos para o futuro De olho em ascensão, Cruzeiro visita desesperado Coritiba em busca de manutenção de invencibilidade no Brasileiro Com Rafael Galhardo, Cruzeiro divulga relacionados para duelo contra o Coritiba
“Sempre agradecendo a Deus por tudo! Muito feliz por estar concentrado para a partida de amanhã (hoje). Foram 8 meses de muitos sofrimentos, dúvidas, incertezas, mas graças a Deus consegui vencer e isso chegou ao fim. Tenho certeza que serei muito feliz no Cruzeiro. Obrigado a todos que torceram pela minha recuperação!”, publicou Galhardo em seu Instagram.
O lateral-direito recebeu muitas mensagens de apoio em sua publicação, inclusive, de companheiros de equipe, como o atacante Careca, que está na fisioterapia da Toca da Raposa II se recuperando de lesão. “Merece tudo de bom irmão, você é fera”, escreveu o jogador, contratado junto ao Atlético-AC, em agosto.
Galhardo entrou em campo pela última vez no dia 15 de novembro do ano passado, quando o Atlético-PR enfrentou o Fluminense, no Maracanã, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o lateral-direito substituiu seu companheiro de setor Léo, ainda no intervalo, atuando por 45 minutos.
Trajetória
O lateral-direito foi revelado pelo Flamengo em 2009 e permaneceu no Rubro-Negro até 2012, quando foi vendido ao Santos. Em dois anos na Vila, fez 26 jogos e um gol. Em 2014, transferiu-se para o Bahia por empréstimo. Seu melhor momento na carreira foi em 2015, no Grêmio, onde fez dois gols em 49 apresentações e conquistou o prêmio Bola de Prata como melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro.
A boa temporada lhe rendeu uma transferência em definitivo para o Anderlecht da Bélgica. À época, o Santos o negociou por 1 milhão de euros, cerca de R$ 4,4 milhões (valores do período). No entanto, a passagem pela Europa foi frustrante. O lateral entrou em campo oficialmente apenas uma vez. Atuou como titular na vitória de seu time sobre o Sint-Truiden por 2 a 1, no dia 29 de janeiro, pelo Campeonato Belga.
A passagem na Bélgica coincidiu com período de muitos atentados terroristas em Bruxelas. Sem muitas chances, ele decidiu retornar ao Brasil em julho do ano passado, quando acertou com o Atlético-PR por empréstimo. No clube, fez sete partidas, cinco como titular. Por azar, uma lesão no joelho direito, em janeiro, durante as férias, fez com que o clube paranaense rescindisse o vínculo com o jogador.
Galhardo passou por cirurgia de reconstrução dos ligamentos em fevereiro e, desde então, iniciou recuperação no clube em que foi formado, o Flamengo. Em 11 de julho, antes de chegar ao Cruzeiro, ele teve o seu primeiro contato com bola desde a lesão e postou vídeos no Instagram comemorando o retorno às atividades sem restrição.