Um dos principais responsáveis pela conquista do penta da Copa do Brasil, sobre o Flamengo, na última quarta-feira, o goleiro Fábio completa, neste sábado, 37 anos de vida. O presente chegou com antecedência. Na decisão por pênaltis contra os cariocas, o camisa 1 pegou a cobrança de Diego no canto direito e assegurou a vitória por 5 a 3. Henrique, Leo, Hudson, Diogo Barbosa e Thiago Neves converteram para o Cruzeiro.
O texto do repórter Rafael Arruda, na crônica da vitória, descreve bem a importância de Fábio no inédito pentacampeonato nacional e na história do Cruzeiro. “Fábio Deivson Lopes Maciel. Não importa quantos anos ou décadas se passarem, esse nome sempre estará guardado no coração de cada cruzeirense. Num futuro ainda distante, o torcedor que esteve no Mineirão na noite desta quarta-feira, 27 de setembro de 2017, contará para filhos ou netos sobre o feito do ídolo. Sobre um goleiro que vive a melhor fase na carreira, aos 36 anos. Da verdadeira muralha. Da grande intervenção no chute de Paolo Guerrero, aos 44min do segundo tempo, que poderia ser o gol do título rubro-negro. Não à toa Fábio é o jogador que mais atuou pelo clube, agora com 736 partidas. Na 13ª temporada consecutiva como titular, o camisa 1 foi decisivo em mais uma conquista. É o pentacampeonato da Copa do Brasil, que veio com muito drama e emoção. Depois de um 0 a 0 teimoso no tempo normal, o time celeste fez sua parte no tiro de 11 metros, marcando com Henrique, Leo, Hudson, Diogo Barbosa e Thiago Neves. Fábio defendeu a cobrança de Diego, a terceira do Flamengo, que anotou com Guerrero, Juan e Trauco. Foi o suficiente para alegrar a multidão cruzeirense no Gigante da Pampulha (56.467 pagantes e 61.017 presentes)”.
Fábio também chegou ao seu quinto título nacional. Pelo Cruzeiro, ele conquistou a Copa do Brasil de 2000 (como reserva de André Doring) e deste ano, além dos Campeonatos Brasileiros de 2013 e 2014. Pelo Vasco, ele foi campeão brasileiro de 2000, passando inclusive pelo time celeste nas semifinais. À época, Fábio era reserva de Helton.
O goleiro de 37 anos ainda foi campeão da Copa Mercosul de 2000 e do Campeonato Carioca de 2003, pelo Vasco, e foi pentacampeão estadual em Minas Gerais, nas edições de 2006, 2008, 2009, 2011 e 2014.
Nesta manhã de sábado, o Cruzeiro postou em suas redes sociais uma homenagem ao goleiro. O contrato de Fábio vai até 31 de julho de 2018.
Veja como é o dia a dia do goleiro Fábio na entrevista com o preparador Robertinho: