A última vez que o Cruzeiro participou da Libertadores foi em 2015, quando foi eliminado pelo River Plate nas quartas de final. O clube argentino, inclusive, é um dos confirmados na competição do ano que vem. Além dos 'Millonarios', a Argentina estará representada por mais quatro clubes: Boca Juniors, Estudiantes, Racing e Banfield.
Outros três times vêm da Bolívia. The Strongest e Bolívar, que venceram os torneios Apertura 2016 e 2017, respectivamente, já estão garantidos na Libertadores. A terceira vaga ficará para o vencedor do Clausura.
Do Peru, Melgar, campeão do Torneo de Verano, e Alianza Lima, que faturou o Apertura 2017, também estão confirmados na Libertadores. Do Chile, apenas o Universidad de Chile está garantido. Já na Colômbia, por enquanto, o Atlético Nacional está classificado.
Cruzeiro retorna em 'nova' Libertadores
Será a primeira vez que o Cruzeiro disputará a Libertadores no novo formato, iniciando em janeiro e terminando em dezembro. Em 2018, a competição poderá ter mais uma novidade. Assim como é feito na Liga dos Campeões, a Conmebol deseja marcar a decisão da competição continental em jogo único, em um sábado - 1º de dezembro.
A Libertadores começará em 22 de janeiro, quando acontecerão os duelos de ida da primeira fase. A fase de grupos será entre 28 de fevereiro e 23 de maio. Haverá interrupção na competição por causa da Copa do Mundo na Rússia, entre os dias 14 de junho e 15 de julho. Já as oitavas de final começarão em 8 de agosto.
Confira a lista dos 15 times confirmados até o momento:
Brasil: Cruzeiro
Argentina: Boca Juniors, River Plate, Estudiantes, Racing e Banfield
Bolívia: The Strongest, Bolívar
Chile: Universidad de Chile
Colômbia: Atlético Nacional
Equador: Delfin
Paraguai: Libertad
Peru: Melgar e Alianza Lima
Venezuela: Monagas.