

Saiba mais
Entrevista: Henrique busca primeira taça como capitão, lembra lições da Libertadores e persegue metas e recordes no Cruzeiro Cruzeiro tentará, diante do Flamengo, erguer seu 40º troféu dentro do Mineirão Cruzeiro x Flamengo: serviço completo da final no Mineirão, com transporte, atrações e orientações para torcedores
No Flamengo, Rueda tinha uma dúvida principal: a escalação do meia-atacante Éverton. O jogador se recuperou de lesão na panturrilha direita, treinou nessa terça-feira e estará na decisão. Com Alex Muralha confirmado no gol após período turbulento, de muita irregularidade na meta flamenguista, o único ponto de interrogação é na lateral esquerda. O treinador colombiano não indicou se utilizará Renê ou se apostará na ofensividade do peruano Miguel Trauco.
Jejum de Mano
Se o Cruzeiro tenta voltar a ganhar um troféu de expressão depois do Campeonato Brasileiro de 2014, seu treinador busca novamente o caminho das conquistas após oito anos de jejum. Sua última taça foi levantada em 2009, quando venceu a serviço do Corinthians justamente a Copa do Brasil. Mano acredita que chegou a hora.
“O título é a coroação de um trabalho. Você pode fazer bons trabalhos, mas o título é o coroamento de tudo isso. Quando você conquista, e aqui no Brasil é muito difícil, o valor disso é extremamente positivo. Se faz tempo (que conquistei), é porque chegou a hora”, disse.

Recorde de público
Com o número de ingressos comercializados, o Cruzeiro tem boas chances de bater o recorde de público da história do novo Mineirão, reinaugurado em 2013 após passar por grande reforma para a Copa do Mundo de 2014. O fatídico jogo entre Brasil e Alemanha, pela semifinal do Mundial, foi o que recebeu mais espectadores: 58.141. Os alemães passearam em Belo Horizonte e venceram por 7 a 1.

Alguns desses cruzeirenses que ajudarão na construção do recorde já estão no Mineirão desde a noite dessa terça-feira. Um grupo se uniu pela ‘vigília’ no entorno do Gigante da Pampulha para confraternizar 24 horas antes do duelo com o Flamengo em um churrasco. Em 2013, na véspera da partida contra o Grêmio, que deixaria o time com a mão na taça do Campeonato Brasileiro, dezenas de pessoas também se reuniram no local.
Hall dos pentas

Além disso, o Cruzeiro terá a chance de igualar os cinco títulos do Grêmio na Copa do Brasil e voltar a ser o recordista de troféus dessa competição, criada em 1989. Os gaúchos, eliminados justamente pelos celestes nas semifinais, se isolaram como maiores campeões no ano passado, ao bater o Atlético na decisão. O Tricolor ganhou em 1989, 1994, 1997, 2001, 2016. Os mineiros ergueram a taça em 1993, 1996, 2000 e 2003. Por sua vez, o Flamengo buscará no Mineirão o tetra da Copa do Brasil. Foi campeão em 1990, 2006 e 2013.
Títulos nacionais
Além do título da Copa do Brasil, Cruzeiro e Flamengo brigarão pela ascensão no ranking dos clubes com mais conquistas nacionais. Ambos têm oito títulos. O vencedor da finalíssima se igualará a Santos e Corinthians, ambos com nove troféus de expressão. O Palmeiras lidera isolado, com 12.
O Cruzeiro tem quatro Copas do Brasil (1993, 1996, 2000, 2003) e quatro Campeonatos Brasileiros (1966, 2003, 2013 e 2014). O Flamengo é pentacampeão brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992 e 2009) e tricampeão da Copa do Brasil (1990, 2006, 2013).

O torcedor do Cruzeiro que não conseguiu adquirir um bilhete para o jogo poderá acompanhar a decisão em um dos inúmeros locais espalhados pela cidade. Além dos bares, a diretoria celeste promove um grande evento na região da Savassi, com telão de imagem em alta definição e trio elétrico com shows. Aos que vão ao Mineirão, será disponibilizado o serviço da linha 55 (MOVE Mineirão), saindo da Estação Rio de Janeiro (Plataforma 1B – Av. Santos Dumont), sentido Praça da Estação. A linha começa a operar a partir das 18h45, saindo com intervalos de dez minutos. A última viagem para o estádio deixa a estação às 21h45. Na volta, os ônibus sairão do Mineirão conforme a demanda. O preço da passagem é R$4,05 e o pagamento poderá ser feito também com o Cartão BHBUS.
CRUZEIRO x FLAMENGO
Cruzeiro
Fábio; Ezequiel, Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique e Hudson; Robinho, Thiago Neves e Alisson; Raniel. Técnico: Mano Menezes
Flamengo
Alex Muralha; Pará, Rever, Juan e Renê (Trauco); Cuéllar, Willian Arão e Diego; Berrío, Guerrero e Éverton. Técnico: Reinaldo Rueda
Motivo: jogo de volta da final da Copa do Brasil
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 27 de setembro de 2017 (quarta-feira), às 21h45
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP/FIFA)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP/FIFA) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP/FIFA)