
A equipe sub-17 do Cruzeiro conquistou, na última segunda-feira, a J-League Challenge Cup, no Japão. O título celeste veio após vitória por 3 a 0 sobre o Vegalta Sendai, time da casa. O treinador Alexandre Lemos, que está no clube há cinco anos, valoriza a conquista da sua sétima taça pelo clube, a primeira internacional.
Saiba mais
O Cruzeiro tem parcerias com o futebol do Japão, enviando suas equipes de base para competições e recebendo treinadores e atletas para intercâmbios. Com três vitórias e um empate, o time comandado por Alexandre alcançou 83,3% de aproveitamento no torneio. Ao todo, foram oito gols marcados e dois sofridos.
Além do Cruzeiro, o Fortuna Düsseldorf, da Alemanha, o Chivas Guadalajara, do México e o Suwon Samsung, da Coreia do Sul, foram os outros clubes internacionais convidados. Cerezo Osaka, Machida Zelvia, Vegalta Sendai, Gamba Osaka, Tokushima e Yokohama Marinos representaram o Japão no torneio.
Para Alexandre Lemos, esse tipo de intercâmbio esportivo e social faz parte do processo de formação e fomenta o conhecimento e experiência nos jovens da base. “O espírito vencedor está no DNA do Cruzeiro, e é assim que tem que ser desde a base. A gente trabalha para formar atletas, esse é nosso foco principal. Nesse sentido, a J-League é muito interessante para nós. Enfrentamos adversários com culturas de jogo diferentes daquelas que estamos acostumados, e a reposta por parte deles foi muito satisfatória. Isso mostra que estamos trabalhando com jovens de qualidade, que sabem se sobressair e enfrentar os obstáculos", explicou.
Além da mais nova conquista, o comandante do sub-17 celeste já se sagrou campeão à frente da Raposa das copas Dadazinho, Ubá e Timóteo, pelo sub-14, da Salvador Cup e do Campeonato Mineiro, pelo sub-15; e da Copa União, pelo sub-17.
Veja o caminho do título do Cruzeiro no Japão
16/9 – Cerezo Osaka (JAP) 1 x 2 Cruzeiro
17/9 – Cruzeiro 0 x 0 Suwon Samsung (COR)
18/9 – Machida Zelvia (JAP) 1 x 3 Cruzeiro
18/9 – Vegalta Sendai (JAP) 0 x 3 Cruzeiro