Superesportes

CRUZEIRO

A 11 dias do 'jogo do ano', Cruzeiro engata sequência de sete jogos de invencibilidade

No momento mais importante do ano, oscilação parece ter ficado para trás

Thiago Madureira
Cruzeiro conta os dias para a decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo, no Mineirão - Foto: ALEXANDRE GUZANSHE / EM DA PRESS

Perda do Mineiro, eliminação precoce na Sul-Americana, inicio frustrante de Brasileiro. Esqueça tudo isso. A fase irregular do Cruzeiro parece ter ficado para trás no momento mais importante da temporada. A 11 dias da final da Copa do Brasil, a Raposa sustenta sete jogos de invencibilidade.

A última derrota do Cruzeiro ocorreu exatamente há um mês. Foi no dia 16 de agosto, na Arena, em Porto Alegre, pela ida da semifinal da Copa do Brasil. A Raposa foi derrotada pelo Grêmio por 1 a 0, gol do atacante Lucas Barrios. O revés, contudo, não deixou o time abalado. Desde então, o Cruzeiro não perdeu mais, embora tenha sido eliminado da Primeira Liga após empate com o Londrina e revés nos pênaltis.

A sequência positiva celeste começou contra o Sport.
O time de Mano venceu em casa por 2 a 0 e aumentou a confiança para enfrentar o Grêmio na volta da semifinal. A Raposa neutralizou o talentoso time gaúcho e venceu por 1 a 0. A classificação veio nos pênaltis: 3 a 2.

Depois de conquistar a vaga na final, a Raposa empatou com o Santos no Mineirão (1 a 1), pela Série A. O time de Mano Menezes teve até a chance de ganhar o jogo, mas a igualdade não foi injusta.

Na sequência, o Cruzeiro bateu o Grêmio (2 a 0) nas quartas de final da Primeira Liga. Na semifinal, depois de estar vencendo o Londrina por 2 a 0, cedeu o empate e foi desclassificado nos pênaltis (3 a 1).

No primeiro jogo da final da Copa do Brasil, o Cruzeiro esteve abaixo. O Flamengo jogou melhor, abriu o placar, mas não sustentou o resultado. Arrascaeta marcou no fim, empatando o jogo: 1 a 1. O time de Mano será campeão do torneio em caso de vitória. Empate leva a final para os pênaltis.

O último jogo do Cruzeiro foi em Santa Catarina. Com atuações decisivas de Raniel e Fábio, a Raposa venceu a Chapecoense por 2 a 1. O próximo adversário é o Bahia, neste domingo, no Mineirão. No próximo fim de semana, o rival será o Atlético-GO, em Goiânia, pelo Brasileiro. Depois, a grande final da Copa do Brasil.

Sete jogos de invencibilidade

2 x 0 Sport – Campeonato Brasileiro
1 x 0 Grêmio (3 a 2 nos pênaltis para o Cruzeiro) – Copa do Brasil
1 x 1 Santos – Campeonato Brasileiro
2 x 0 Grêmio – Primeira Liga
2 x 2 Londrina (3 a 1 nos pênaltis para o Londrina) – Primeira Liga
1 x 1 Flamengo – Copa do Brasil
2 x 1 Chapecoense – Campeonato Brasileiro.