A última derrota do Cruzeiro ocorreu exatamente há um mês. Foi no dia 16 de agosto, na Arena, em Porto Alegre, pela ida da semifinal da Copa do Brasil. A Raposa foi derrotada pelo Grêmio por 1 a 0, gol do atacante Lucas Barrios. O revés, contudo, não deixou o time abalado. Desde então, o Cruzeiro não perdeu mais, embora tenha sido eliminado da Primeira Liga após empate com o Londrina e revés nos pênaltis.
A sequência positiva celeste começou contra o Sport. O time de Mano venceu em casa por 2 a 0 e aumentou a confiança para enfrentar o Grêmio na volta da semifinal. A Raposa neutralizou o talentoso time gaúcho e venceu por 1 a 0. A classificação veio nos pênaltis: 3 a 2.
Depois de conquistar a vaga na final, a Raposa empatou com o Santos no Mineirão (1 a 1), pela Série A. O time de Mano Menezes teve até a chance de ganhar o jogo, mas a igualdade não foi injusta.
Na sequência, o Cruzeiro bateu o Grêmio (2 a 0) nas quartas de final da Primeira Liga. Na semifinal, depois de estar vencendo o Londrina por 2 a 0, cedeu o empate e foi desclassificado nos pênaltis (3 a 1).
No primeiro jogo da final da Copa do Brasil, o Cruzeiro esteve abaixo. O Flamengo jogou melhor, abriu o placar, mas não sustentou o resultado. Arrascaeta marcou no fim, empatando o jogo: 1 a 1. O time de Mano será campeão do torneio em caso de vitória. Empate leva a final para os pênaltis.
O último jogo do Cruzeiro foi em Santa Catarina. Com atuações decisivas de Raniel e Fábio, a Raposa venceu a Chapecoense por 2 a 1. O próximo adversário é o Bahia, neste domingo, no Mineirão. No próximo fim de semana, o rival será o Atlético-GO, em Goiânia, pelo Brasileiro. Depois, a grande final da Copa do Brasil.
Sete jogos de invencibilidade
2 x 0 Sport – Campeonato Brasileiro1 x 0 Grêmio (3 a 2 nos pênaltis para o Cruzeiro) – Copa do Brasil
1 x 1 Santos – Campeonato Brasileiro
2 x 0 Grêmio – Primeira Liga
2 x 2 Londrina (3 a 1 nos pênaltis para o Londrina) – Primeira Liga
1 x 1 Flamengo – Copa do Brasil
2 x 1 Chapecoense – Campeonato Brasileiro