Superesportes

CRUZEIRO

Coincidência? Resultado no Maracanã traz tetra à memória do Cruzeiro

Empate no jogo de ida da final com o Flamengo foi bem recebido pelo elenco

Redação

Jogadores do Cruzeiro se reúnem antes de a bola rolar para a partida de ida da final - Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A PressNo futebol, números são traiçoeiros. O histórico é desafiado ano a ano, tabus são quebrados e novos feitos são conquistados. Mesmo assim, quando os dados são positivos, é comum se agarrar a eles. E, se as estatísticas anteriores fossem garantia de precisão, seria possível dizer: o Cruzeiro teria de tudo para ser campeão da Copa do Brasil de 2017.

Explica-se: antes desta temporada, o time mineiro fora à final da competição em seis oportunidades. Curiosamente, nos quatro títulos conquistados, a partida de ida terminou empatada. O resultado dessa quinta-feira contra o Flamengo? Igualdade por 1 a 1 num Maracanã lotado.

Vamos aos fatos: o primeiro título do Cruzeiro foi conquistado em 1993. O jogo de ida terminou empatado, sem gols, com o Grêmio. Na volta, vitória por 2 a 1.

Em 1996, o poderoso Palmeiras - aquele do ataque dos 102 gols - até arrancou o 1 a 1 no Mineirão. O Cruzeiro, entretanto, confirmou a sina e bateu o rival por 2 a 1 fora de casa.

O tricampeonato, em 2000, começou com um 0 a 0 no Morumbi, contra o São Paulo. O título foi conquistado após um 2 a 1 em Belo Horizonte.

O time da tríplice coroa conquistou o tetra da Copa do Brasil sobre o mesmo Flamengo de 2017. Em 2003, o jogo de ida, no mesmo estádio, terminou empatado pelo mesmo placar desta temporada. Na volta, vitória dos donos da casa por 3 a 1.

Reveses

Nos primeiros jogos das duas outras finais, o Cruzeiro venceu em 1998 (1 a 0 sobre o Palmeiras) e perdeu em 2014 (2 a 0 contra o Atlético). No fim das contas, o título ficou com dois dos principais rivais.

Mas, em termos práticos, o que isso significa? Absolutamente nada.

O que se sabe é que, para ser pentacampeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro precisa vencer o jogo de volta. Novo empate - qualquer que seja, já que o critério do gol qualificado não se aplica na final - leva a decisão para os pênaltis. Vitória do Flamengo “quebra” o histórico do clube mineiro e dá aos cariocas o título. A partida de volta está marcada para 21h45 do próximo dia 27, no Mineirão.

Veja a lista das finais de Copa do Brasil disputadas pelo Cruzeiro

1993

Ida: Grêmio 0 x 0 Cruzeiro
Volta: Cruzeiro 2 x 1 Grêmio
Campeão: Cruzeiro

1996

Ida: Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras
Volta: Palmeiras 1 x 2 Cruzeiro
Campeão: Cruzeiro

1998

Ida: Cruzeiro 1 x 0 Palmeiras
Volta: Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro
Campeão: Palmeiras

2000

Ida: São Paulo 0 x 0 Cruzeiro
Volta: Cruzeiro 2 x 1 São Paulo
Campeão: Cruzeiro

2003

Ida: Flamengo 1 x 1 Cruzeiro
Volta: Cruzeiro 3 x 1 Flamengo
Campeão: Cruzeiro

2014

Ida: Atlético 2 x 0 Cruzeiro
Volta: Cruzeiro 0 x 1 Atlético
Campeão: Atlético

2017

Ida: Flamengo 1 x 1 Cruzeiro
Volta: Cruzeiro x Flamengo