Superesportes

CRUZEIRO

Sem artilheiro, Cruzeiro terá que resgatar atacante que não marca há um mês e meio

Rafael Sobis será o homem-gol da Raposa contra o Grêmio

Thiago Madureira
Mano Menezes terá que recuperar o futebol de Rafael Sobis para a partida contra o Grêmio, no Sul - Foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press
O Cruzeiro não terá em campo o atacante Sassá, autor de cinco dos últimos oito gols do time, na partida contra o Grêmio, nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena, pela semifinal da Copa do Brasil. O artilheiro do momento da Raposa não está inscrito na competição mata-mata, já que chegou ao clube após a data limite para a regularização. Para substituí-lo, o técnico Mano Menezes vai escalar Rafael Sobis como centroavante na tentativa de resgatar o bom momento do ex-jogador de Fluminense e Internacional, que não marca desde o dia 25 de junho, no jogo contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro.
Sassá será uma perda sentida, pois vive grande fase no Cruzeiro. O atacante vestiu a camisa celeste pela primeira vez na partida contra a Ponte Preta, em 22 de junho. Nas seis primeiras atuações, ele saiu do banco e ficou poucos minutos em campo (Ponte, Coritiba, Atlético, Palmeiras, Atlético-PR e Flamengo). Foi diante do Flamengo, no Mineirão, em 16 de julho, que Sassá marcou o primeiro gol. Depois, balançou as redes de Fluminense, Vasco e São Paulo (duas vezes). Ele já é o vice-artilheiro do time no Brasileiro, atrás de Thiago Neves, que marcou seis vezes.

Sem Sassá, Rafael Sobis vira a grande esperança de gols da Raposa contra o Grêmio. Mas a fase dele não é das melhores. O último gol do gaúcho ocorreu contra o Coritiba pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 25 de junho. O curioso é que, apesar do jejum, ele é um dos artilheiros da Copa do Brasil, ao lado de Brenner, do Botafogo, e Léo Gamalho, do Goiás, com cinco gols cada. Sobis marcou quatro gols contra o São Francisco (Pará) e um diante do Murici (Alagoas).

Mesmo em baixa, Sobis nunca perdeu o prestígio com Mano Menezes, que chegou a reconhecer a fase irregular do atacante.  "Penso que a dedicação do Sobis é muito mais para equipe que por qualquer outra coisa. Na outra formação escolhida (para a Copa do Brasil), ele é o homem mais adiantado. E, agora, já está encontrando dificuldade de jogar pelo lado. Mas é um desafio a gente fazer todo mundo melhorar, como aconteceu com o Thiago Neves", disse Mano, no dia 30 de julho, após o empate celeste com o Vitória (0 a 0), no Mineirão.

Vale ressaltar que, contra o Grêmio, Sobis voltará a atuar na posição em que, em tese, rende mais, de acordo com a avaliação do técnico celeste: como centroavante.

Dos 50 jogos do Cruzeiro na temporada, Rafael Sobis atuou em 36. Ele ficou fora de alguns jogos por causa de uma lesão na coxa esquerda. A contusão foi sentida na derrota por 2 a 1 para o Atlético, na decisão do Campeonato Mineiro. Ele voltou contra o Corinthians, pela sétima rodada do Brasileiro, e demonstrou bom futebol. Na sequência, atuou bem contra Grêmio e Coritiba, jogos em que marcou dois gols, um em cada partida. Depois, caiu de rendimento.

11 jogos de jejum de Rafael Sobis


3 x 3 Palmeiras – Copa do Brasil
1 x 3 Atlético – Campeonato Brasileiro
3 x 1 Palmeiras – Campeonato Brasileiro
2 x 0 Atlético-PR – Campeonato Brasileiro
1 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro
0 x 1 Avaí  – Campeonato Brasileiro
1 x 1 Palmeiras  – Copa do Brasil
0 x 0 Vitória  – Campeonato Brasileiro
0 x 3 Cruzeiro  – Campeonato Brasileiro
0 x 0 Botafogo  – Campeonato Brasileiro
3 x 2 São Paulo  – Campeonato Brasileiro

Sassá marcou cinco dos últimos oito gols do Cruzeiro


2 x 3 São Paulo – Campeonato Brasileiro
Sassá, duas vezes

0 x 0 Botafogo – Campeonato Brasileiro

3 x 0 Vasco – Campeonato Brasileiro
Thiago Neves, Sassá e Robinho

0 x 0 Vitória – Campeonato Brasileiro

1 x 1 Palmeiras – Copa do Brasil
Diogo Barbosa

0 x 1 Avaí – Campeonato Brasileiro

1 x 1 Fluminense – Campeonato Brasileiro
Sassá

1 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro
Sassá