Superesportes

CRUZEIRO

Cruzeiro espera repetir no domingo, contra o São Paulo, atuação que lhe rendeu classificação na Copa do Brasil

Duelo com o São Paulo será o 11º do Cruzeiro como visitante no Brasileiro

Rafael Arruda Tiago Mattar
Em reencontro com São Paulo no Brasileiro, Cruzeiro se inspira em classificação na Copa do Brasil - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
A 20 pontos de distância do líder Corinthians no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem na Copa do Brasil a esperança de levantar um troféu importante em 2017. O foco do clube nesse torneio é tão grande que uma atuação específica servirá de exemplo para o jogo contra o São Paulo pela 20ª rodada da Série A, domingo, às 11h, no Morumbi. O objetivo do time celeste é repetir a atuação contra o próprio Tricolor, na quarta fase da competição de mata-mata. Na capital paulista, a Raposa ganhou por 2 a 0 no dia 13 de abril, com gols do volante Hudson e do atacante Lucas Pratto (contra). A derrota no duelo de volta por 2 a 1, no Mineirão, não interrompeu o sonho do clube de buscar o pentacampeonato.
Naquele jogo, o Cruzeiro teve comportamento típico de time visitante: dedicou-se mais à marcação e “cedeu” a posse de bola ao adversário (65% a 35%). Os gols da vitória saíram em bola parada, ambos em cruzamentos do meia Thiago Neves. Para o zagueiro Leo, a estratégia daquela ocasião é um exemplo a ser seguido no domingo.

“Naquela oportunidade era Copa do Brasil, um jogo decisivo que era definido em dois jogos. Mas, se tratando de jogo fora de casa, precisamos de mais cautela e estratégia montada para vencer a partida. É uma estratégia que pode ser parecida sim. Fizemos um bom jogo, tivemos boa apresentação e buscamos a vitória lá. Podemos espelhar um pouco naquela partida”, diz o defensor. “A questão da cautela é fundamental quando está jogando fora de casa. Tem que ter cautela e ser eficiente. Espero que no domingo possamos ser cautelosos e eficientes para buscar os três pontos fora de casa”.

Até para ganhar confiança no jogo contra o Grêmio pela Copa do Brasil, o Cruzeiro quer somar pontos no Morumbi e subir de posição no Campeonato Brasileiro. No turno, a equipe celeste ficou em sétimo lugar, com 27 – a um do sexto colocado Sport, que fecha a zona de qualificação para a Copa Libertadores de 2018. “É sempre bom iniciar o segundo turno vencendo. E uma vitória nos dá mais confiança para ir a Porto Alegre enfrentar o Grêmio na decisão. As vitórias são importantes e trazem coisas boas”, afirmou Leo. Do outro lado estará o São Paulo, em situação desesperadora. O time aparece em 17º, na zona de rebaixamento, com 19 pontos.

O duelo com o São Paulo será o 11º do Cruzeiro como visitante no Brasileiro. Nos 10 anteriores, o time venceu Santos (1 a 0), Atlético-PR (2 a 0) e Vasco (3 a 0); empatou com Sport (1 a 1) e Fluminense (1 a 1); e perdeu de Bahia (1 a 0), Corinthians (1 a 0), Ponte Preta (1 a 0), Atlético (3 a 1) e Avaí (1 a 0). O aproveitamento é de 36,67%, o oitavo melhor do campeonato.

Time

Como alguns jogadores se dedicaram exclusivamente ao trabalho interno na academia nessa quarta-feira, o técnico Mano Menezes ainda não montou a escalação do Cruzeiro para enfrentar o São Paulo. Em virtude da importância do embate contra o Grêmio, existe a possibilidade de o treinador colocar um time alternativo atuar no Morumbi e dar rodagem a atletas como Bryan, Manoel, Nonoca e Rafinha. Alguns desfalques são certos: o volante Ariel Cabral (torção no tornozelo esquerdo) e o meia Arrascaeta (fissura na tíbia esquerda). O zagueiro Dedé (edema ósseo no joelho esquerdo) e o atacante Judivan (lesão grave no joelho esquerdo) não têm previsão de retornar aos gramados.