Superesportes

SÉRIE A

Mano e Carille: duelo entre 'mentor e aprendiz' agita Corinthians x Cruzeiro

Treinadores são velhos conhecidos e se reencontrarão nesta quarta-feira

Thiago Madureira
Mano Menezes, Sidnei Lobo e Fábio Carille: relacionamento de muito aprendizado no Corinthians - Foto: Daniel Augusto Júnior / Corinthians
Poucos conhecem tão bem do riscado quanto o gaúcho Mano Menezes e o paulista Fábio Carille. Como jogadores, foram apagados, ficaram longe dos holofotes. Com a prancheta na mão, Mano tem um currículo vasto, com passagem pela Seleção Brasileira. Já Carille ainda está em começo de carreira, mas já demonstra potencial para se tornar um técnico de ponta em pouco tempo. Mentor e aprendiz, os dois serão os estrategistas de um duelo tático nesta quarta-feira, às 21h45, na partida entre Corinthians e Cruzeiro, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Mano é uma das referências da formação de Carille. A relação entre eles começou em 2007. Na época, o atual técnico do Corinthians havia acabado de encerrar a carreira de jogador e fez um estágio com Mano no Grêmio. O auxiliar Sidnei Lobo, amigo de Carille desde os tempos em que jogavam juntos no Paraná, foi o responsável por essa ligação. 

Depois da experiência no Sul do país, Carille começou a trabalhar no Grêmio Barueri. Paralelamente, em 2008, Mano assumiu o Corinthians e, logo no primeiro ano, conseguiu  o acesso com o clube paulista para a Série A. No ano seguinte, o Timão quis montar uma comissão técnica fixa. Mano foi consultado e, ao lado de Sidnei Lobo, indicou Carille ao time paulista.

Como auxiliar do Corinthians, Carille teve rica experiência ao lado de astros como Ronaldo Fenômeno, Adriano e Roberto Carlos. Dirigido por Mano, o Corinthians de 2009, campeão da Copa do Brasil, é tido pelo técnico paulista como o time a ser copiado. 

Carille tem em Mano uma inspiração - Foto: Daniel Augusto Júnior / Corinthians"Tenho uma gratidão eterna pelo Mano e pelo Sidnei (Lobo, auxiliar de Mano Menezes). Foram eles que abriram as portas do Corinthians para mim. Joguei com o Sidnei no Paraná, fiz um estágio com eles no Grêmio e, em 2009, fui chamado para trabalhar no Corinthians. Sou muito grato", disse Carille, no ano passado, quando ele foi rival de Mano pela primeira vez.

"O que quero falar é da oportunidade que o Mano e o Sidnei me deram de chegar aqui na mesma época de Ronaldo, Roberto Carlos, Adriano... Trabalhei com pessoas que só via pela televisão. Eles poderiam ter aberto as portas para qualquer um. Por que eu fui o escolhido? Então, a gratidão é eterna", acrescentou.

Carille e Mano também trabalharam juntos na Seleção Brasileira. Mano assumiu o time da CBF em junho de 2010. Na primeira e única competição oficial de Mano no comando da Seleção, Carille foi convidado para ser o observador técnico na Copa América de 2011.

Outra referência para Carille é o técnico Tite, com quem também trabalhou no Corinthians. “É a mesma linha de trabalho. Eu sou muito parecido com o Tite no lado emocional, mais tranquilo também”, disse Carille, que é conhecido como 'cria' do atual técnico da Seleção Brasileira.

Mano x Carille

Os dois treinadores se enfrentaram uma vez. Vantagem para o corintiano. O duelo ocorreu no jogo de ida entre Cruzeiro e Corinthians pelas quartas de final da Copa do Brasil de 2016, em São Paulo. O time paulista venceu por 2 a 1. Carille ainda era técnico interino e acabou não comandando o time na segunda partida, no Mineirão, quando a Raposa venceu por 4 a 2 e garantiu a classificação para as semifinais. Oswaldo de Oliveira já havia assumido o alvinegro.

O encontro entre eles agora tem um peso maior. Carille já se consolidou no comando técnico do Corinthians, campeão paulista deste ano e líder do Campeonato Brasileiro. A missão de Mano Menezes, ainda sob presssão, será montar um Cruzeiro competitivo e dar o troco no aprendiz. A Raposa precisa da vitória para não deixar o time paulista se descolar na liderança da competição.

MANO MENEZES

Nascimento: 11/06/1962 (Passo do Sobrado-RS)
Carreira de treinador: Guarani, de Venâncio Aires-RS (1997-2002), Brasil de Pelotas-RS (2002), Iraty-PR (2003), Guarani, de Venâncio Aires-RS (2003), 15 de Novembro-RS (2003-2004), Caxias (2004-2005), Grêmio (2005-2008), Corinthians (2008-2010), Seleção Brasileira (2010-2012), Seleção Brasileira Olímpica (2012), Flamengo (2013), Corinthians (2014), Cruzeiro (2015), Shandong Luneng (2016) e Cruzeiro (2016)
Títulos: Campeonato Gaúcho 2002, 2006 e 2007; Campeonato Brasileiro Série B 2005 e 2008; Campeonato Paulista 2009; Copa do Brasil 2009

FABIO CARILLE

Nascimento: 26/09/1973 (São Paulo-SP)
Carreira como treinador: Corinthians (2017)
Título: Campeonato Paulista