Superesportes

CRUZEIRO

Mano revela contas do Cruzeiro pelo título e convoca torcida a lotar Mineirão no domingo

Treinador explicou estratégia que usa para motivar os jogadores do elenco

João Vítor Marques*
Treinador explicou estratégia que usa para motivar os jogadores do elenco - Foto: Washington Alves/Cruzeiro
Mano Menezes já fez as contas: para ser campeão brasileiro, o Cruzeiro precisa vencer entre 23 e 25 jogos. E, com o intuito de terminar a 38ª rodada da Série A na primeira posição, o treinador faz questão de cobrar dos jogadores força e ambição desde o início da competição.
 
“A gente fez uma estimativa dos últimos campeões, tem que trabalhar com essa possibilidade, enxergar coisas grandes. Tem um parâmetro para chegar lá. O número de vitórias é de 23 a 25”, disse o treinador durante entrevista coletiva nesta sexta-feira, na Toca da Raposa II.
 
E Mano Menezes tem razão. Nas últimas quatro temporadas, o campeão conquistou o número de triunfos citados pelo treinador: Palmeiras (24 vitórias em 2016), Corinthians (24, em 2015) e o próprio Cruzeiro (24, em 2014, e 23, em 2013). Antes disso, o time brasileiro com maior número de vitórias na história dos pontos corridos com 20 clubes foi o São Paulo de 2007.
 
Mas, para chegar à meta definida ao final da 38ª rodada, Mano Menezes prefere estabelecer desafios curtos. A ideia do treinador é estabelecer pontuações específicas para sequências de jogos específicos.
 
“Vamos trabalhar com um grupo de jogos menor, para que seja mais próximo, senão o objetivo será na 38ª rodada, que é muito longe. Precisamos juntar por grupos de jogos para ir nos guiando, porque o limite é mais ou menos o mesmo (dos outros campeões). E vamos construir mais provavelmente dentro de casa o maior número (de vitórias). Ao mesmo tempo, tem que pontuar fora, porque às vezes escapa um jogo dentro de casa”, disse o treinador.
 
Fator “casa”
 
No único jogo em casa que fez na Série A, o Cruzeiro venceu o São Paulo por 1 a 0. Neste domingo, o time mineiro receberá a líder Chapecoense no Mineirão. E, para enfrentar um duelo direto pela ponta - as duas equipes fizeram sete pontos -, Mano Menezes não mediu palavras: quer o estádio cheio.
 
“É bom ganhar e estar em primeiro quando chegar a quarta rodada. É bom o torcedor querer fazer parte disso para criar um ambiente bom, que obrigue a equipe em se preocupar a dar uma boa apresentação”, pontuou o treinador.
 
O zagueiro Leo reforçou a expectativa para a partida deste domingo, que pode fazer com que o Cruzeiro volte à liderança do Campeonato Brasileiro após mais de dois anos. A última vez que isso ocorreu foi na rodada final da Série A de 2014.
 
“Importante para a torcida mostrar sua força novamente, a gente apresentar um bom futebol. Está todo mundo junto nesse objetivo de sempre buscar o topo da tabela”, disse o defensor.
 
Cruzeiro e Chapecoense se enfrentam a partir das 19h deste domingo, no Mineirão, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. No mesmo horário, só que no sábado, o também líder Corinthians recebe o Santos na Arena, em jogo que interessa a mineiros e catarinenses.
* estagiário sob a supervisão do editor Bruno Furtado