O tempo no Cruzeiro é de mudanças. Mas nada de troca de comissão técnica ou chegada de muitos jogadores. Os reforços, como confirmou a diretoria, serão, sim, contratados. Mas, enquanto os novos jogadores não chegam à Toca da Raposa II, Mano Menezes faz alterações com os atletas que têm à disposição. E foram mesmo muitas novidades: Alisson e Dedé titulares, Romero na lateral direita, Fabrício como zagueiro, time com dois atacantes…
Leia Mais
Mano, do Cruzeiro, é o técnico da Série A com maior jejum de títulos oficiais Mano Menezes cita reunião de cobrança no Cruzeiro e fala em 'mudar comportamento'Cruzeiro muda tratamento de Ezequiel para tentar ter lateral de volta em breveRafael Sobis tem lesão confirmada e desfalca Cruzeiro por cerca de oito semanasRomero refuta vontade de sair do Cruzeiro: 'Quero ser campeão e deixar minha marca'Com novidades e sem Thiago Neves, Cruzeiro relaciona 22 jogadores para estreiaCruzeiro confirma chegada de Rafael Marques e ida de Mayke para o PalmeirasO segundo, por sua vez, contou com uma linha de três defensores: Rafael; Dedé, Leo e Fabrício; Lucas Romero, Henrique, Rafinha, Hudson e Diogo Barbosa; Alisson e Arrascaeta.
Questionado, o treinador explicou as alterações feitas durante a atividade desta sexta-feira. Entenda:
Dedé
Titular da equipe em parte das campanhas do bicampeonato brasileiro, em 2013 e 2014, Dedé ganhou a vaga novamente. Recuperado de lesão, o defensor substituirá o questionado Caicedo. Dessa forma, a dupla de zaga titular será formada por Dedé, na esquerda, e Leo, na direita.
“Treinei com o Dedé, pois tínhamos estabelecido algumas possibilidade pro início do Campeonato Brasileiro. Era a hora de fazer alguns retornos”, resumiu o treinador.
Alisson
Alisson é outro que recuperou a posição de titular. O meia-atacante treinou o tempo todo entre os 11 iniciais nessa sexta-feira e foi um dos destaques da atividade ao marcar um gol e dificultar a saída de bola da equipe adversária. Para Mano, o jovem pode dar mais mobilidade e profundidade ao time.
"Mesmo que o futebol desminta a gente às vezes, tentamos ser coerentes. Às vezes, a gente não consegue. Mas gosto de um jogador com mais característica de meia numa beirada e outro de mais profundidade na outra. O time precisa de jogador com essa característica. É bem provável que Alisson seja escolhido para fazer a função nas próximas rodadas", explicou.
Testes
Na segunda parte do treinamento dessa sexta, Mano Menezes modificou taticamente a equipe. O Cruzeiro titular foi escalado em um 3-5-2, com o lateral Fabrício na zaga.
O trio defensivo foi formado por Dedé na direita, Leo como líbero e Fabrício na esquerda. A formação deu mais liberdade aos alas Diogo Barbosa e Lucas Romero - volante improvisado na direita.
Rafinha foi deslocado e completou o meio de campo com Henrique e Hudson. Na frente, Arrascaeta e Alisson formaram uma dupla de atacantes.
A surpreendente mudança tática, entretanto, não deverá ser posta em prática no início do jogo contra o São Paulo, neste domingo.
"As alternativas são testadas para, no futuro, serem usadas. Se não usadas agora, será em outra circunstância. Foi estabelecida uma linha de três defensores para projetar os laterais um pouco mais à frente para situações específicas durante o jogo. É uma série de coisas que a equipe pode ganhar se executar bem. Uma hora dessas a gente pode utilizar num jogo, e precisa estar bem treinada para executar bem", explicou.
Seja no 4-2-3-1, seja no 3-5-2, a equipe do técnico Mano Menezes terá um desafio pela frente: não repetir as duas últimas temporadas e iniciar bem o Campeonato Brasileiro. A estreia será às 16h deste domingo, no Mineirão, contra o São Paulo.
*sob supervisão de Bruno Furtado